PANDEMIA

É hora de flexibilizar o uso de máscara? Médico infectologista responde

Rio de Janeiro e São Paulo também derrubaram a obrigatoriedade do uso da proteção em locais fechados; por enquanto, no transporte público e hospital permanece o uso obrigatório da máscara

Escrito en CORONAVÍRUS el

A partir do entendimento de que o coronavírus se espalha a partir das gotículas produzidas pelas pessoas no ato da fala e da tosse, foi decretado o uso obrigatório de máscaras como método para conter a propagação do vírus a partir de abril de 2020. 

Mas, com o avanço da imunização e queda no número de mortes, cinco estados tornaram facultativo o uso de máscara em locais abertos nos últimos dias, são eles: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato do Grosso do Sul, Maranhão e Rio de Janeiro. 

Nesta quinta-feira (18) o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), publicou decreto que retira a obrigatoriedade do uso de máscara em locais fechados. Na semana passada ela já tinha liberado em locais abertos
 
Sendo a máscara o principal método de prevenção ao coronavírus e, diante de tais medidas, surge a questão: é hora de flexibilizar o uso de máscara? 

“É uma ação absolutamente precipitada e isso já teria acontecido no final do ano passado, quando estava surgindo a ômicron e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), decretou isso. A média é de 500 mortes por dia, nós não estamos em uma situação absolutamente tranquila para se decretar que tudo deve voltar à normalidade, por isso considero precipitada a liberação”, declarou à Fórum Marcos Caseiro, médico infectologista. 

Locais fechados 

A prefeitura da cidade do Rio de Janeiro publicou decreto nessa segunda-feira (9) que coloca fim à obrigatoriedade do uso de máscara em locais fechados. Por meio de suas redes, o prefeito Eduardo Paes afirmou que tal decisão teve como base recomendação do Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19. 

"Em ambientes fechados é profundamente temeroso. É evidente que nós já chegamos em um nível de imunização alta e isso é um dado absolutamente positivo. Nós temos muita gente imunizada, muita gente que já teve contato com o vírus e isso faz um reforço na proteção imunitária coletiva", pontua Caseiro. 

No entanto, o médico atenta para o fato de que retirar a obrigatoriedade do uso de máscara em locais abertos e fechados pode fazer com que o vírus produza nova cepa.  

"Certamente o surgimento de uma nova cepa mutante é grande. Nós estamos no pós-carnaval, teve feriadão. As pessoas deveriam ter um pouco mais de paciência. A máscara não é uma algema. Em ambiente fechado as pessoas devem continuar a usar máscara e eu diria: por tempo indeterminado, até que nós tenhamos absoluta regularização na diminuição no número de mortes", diz Caseiro.

 

"Medida irracional e precipitada" 

Marcos Caseiro também atenta para o fato de que "a máscara e o isolamento social, associados à vacina, são os principais modos de proteção para o controle do coronavírus".   

"A gente faz isolamento social desde o século XIII, na Peste Bubônica, a gente usa máscara desde o começo do século passado (epidemia da influenza). Para as doenças de transmissão respiratória as máscaras, o afastamento ou o distanciamento individual são formas mais eficazes de prevenção e controle", enfatiza Caseiro.

Por fim, o médico infectologista pede mais prudência. "É uma medida sem lógica, irracional, acho que nós temos que ir com mais prudência, manter a utilização de máscara até que a gente tenha um nível residual de casos e de morte", finaliza Caseiro.