APOSTA

Oscar 2022: quais são os favoritos na disputa pelo melhor filme do ano

Boa parte dos indicados à premiação já estão disponíveis nas plataformas de streaming

Cena do filme No ritmo do coração, que pode roubar a cena no Oscar 2022.Créditos: Divulgação
Escrito en CULTURA el

Acontece neste domingo (27) a 94ª Cerimônia do Oscar e, como se sabe, a premiação mobiliza apostas e bolões em quase todo o mundo nos dias que a antecedem. 

Além disso, especialistas, a partir de algumas premiações anteriores, cravam aqueles filmes que são os favoritos.  

Dessa maneira, elencamos e apresentamos alguns motivos que levam os filmes abaixo a serem considerados os favoritos na disputa pelo prêmio de Melhor Filme, o mais importante da cerimônia. 

 

Ataque dos Cães 

 

Dirigido pela cineasta Jane Campion (O Piano), Ataque dos Cães e o recordista de indicações: 12 no total, entre elas, Melhor filme, direção e ator para Benedict Cumberbatch. 

O filme narra a história de dois cowboys que ultrapassa as fronteiras da amizade e resvala para uma atração mútua, mas sombreada pelos moralismos de sua época. 

Por conta da trama principal, o longa recebeu críticas homofóbicas, que receberam respostas do ator Benedict Cumberbatch que defendeu a obra como uma crítica profunda à heternormatividade e à masculinidade tóxica. 

O filme é uma produção da Netflix e está disponível na plataforma. 

Duna

Com dez indicações, Duna, que é uma adaptação da clássica obra de Frank Herbert, e dirigido por Dennis Villeneuve (Blade Runner 2049) divide com Ataque dos Cães o posto de favorito para disputar a estatueta de Melhor filme. 

No entanto, assim como ocorreu em outras premiações, Duna deve levar para casa a maioria dos prêmios técnicos. 

Duna é uma trilogia e a segunda parte será lançada no segundo semestre de 2023. 

O filme é uma produção da Warner/HBO e já está disponível na HBO Max. 


No ritmo do coração 

Apesar de Duna e Ataque dos Cães liderarem o número de indicações, o longa No ritmo do Coração é apontado como aquele que pode roubar a cena da cerimônia e levar para casa o prêmio de Melhor filme.  

O filme conta a historia de uma adolescente que á única ouvinte em uma família com pais e irmão com deficiência auditiva. Diante de uma crise nos negócios da família, a jovem fica dividida entre o seu amor pela música e suas obrigações formais. 

Dirigido por Slan Heber, a produção chamou atenção por, além de sua qualidade, por ter contratado atores e atrizes com deficiência auditiva. 

O filme está disponível no streaming da Amazon, o Prime Video.

Amor, Sublime Amor 

Dirigido por Steven Spielberg, esse longa conta a história do jovem Tony e o seu amor à primeira vista no baile do ensino médio em 1957. Simultaneamente a trama central, o filme retrata a disputa entre duas gangues.  

Ao todo, Amor, Sublime Amor recebeu sete indicações ao Oscar, entre elas a de Melhor e Diretor. 

O longa já está disponível no streaming Disney+. 

 

Por fim, cabe destacar que boa parte dos filmes indicados ao Oscar já estão disponíveis nas plataformas de streaming. Organizamos uma lista que você pode conferir aqui. 

Temas