SOL NEGRO

Otan apaga foto de "homenagem às mulheres" com símbolo nazista

Organização militar, um dos pivôs da guerra na Ucrânia, não se pronunciou sobre o assunto após excluir a postagem que mostrava uma mulher militar usando um símbolo associado ao nazismo

Otan apaga postagem que mostrava militar da Ucrânia usando o Sol Negro, um símbolo nazista.Créditos: Reprodução
Escrito en GLOBAL el

Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), tida com um dos pivôs da guerra da Rússia contra a Ucrânia, apagou de sua conta oficial no Twitter uma postagem feita no dia 8 de março, em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres, que mostrava uma militar ucraniana usando na farda um Sol Negro, símbolo associado ao nazismo

A postagem recebeu milhares de críticas, vindas de usuários das redes sociais de diferentes países. Não é possível especificar quando, exatamente, a foto foi apagada, mas Fórum constatou que a publicação já não estava mais disponível nesta terça-feira (15). 

“Neste Dia Internacional da Mulher, pensamos nas notáveis mulheres da Ucrânia. Sua força, bravura e resiliência são símbolos do espírito de sua nação”, dizia a publicação na conta oficial da Otan no Twitter.  

Postagem apagada pela Otan

Após as críticas, no entanto, só foram mantidas outras postagens sobre o Dia Internacional das Mulheres, sem qualquer referência ou foto da militar que usava o Sol Negro no uniforme. 

Sol Negro é usado por militares na Ucrânia; entenda

Sol Negro, também conhecido como "Black Sun”, remete ao ocultismo e esoterismo, Uma representação desse símbolo antigo, que já foi registrado em diversas culturas, como nórdicos antigos e os celtas, se encontra incorporada em um mosaico de um piso no castelo Wewelsburg, na Alemanha, onde funcionava a sede Schutzstaffel (SS), polícia política de Hitler.

Entre os múltiplos símbolos caracterizantes das expressões culturais e ideológicas dos nazistas, além do que mais se destacou, que foi a suástica, que se tornou máximo na identificação da Alemanha liderada por Adolf Hitler, estava o Sol Negro.

A imagem, toda em cor preta, estampa um sol central expelindo doze raios. Observando mais precisamente, o símbolo é composto de três suásticas, aumentando a identificação com o nazismo.

Militares ucranianos foram vistos usando este símbolo em meio a guerra com a Rússia e a figura é muito difundida entre grupos neonazistas ao redor do mundo. 

Os grupos neonazistas ucranianos ascenderam, principalmente, durante os protestos no país em 2014 e, sob leniência do presidente do presidente Volodymyr Zelensky, atualmente estão nas fileiras das Forças Armadas da Ucrânia. Os mais conhecidos são o Batalhão Azov e o Pravyi Sektor que, inclusive, se tornou um partido político. 

O Batalhão Azov leva o Sol Negro em sua bandeira, que também contém uma figura que se assemelha a um tridente - outro símbolo associado ao nazismo na Ucrânia, que se parece com o design da SS, sigla para Schutzstaffel, a polícia especial de Hitler, e a própria suástica.