GUERRA NA UCRÂNIA

VÍDEO: Bush se engana e diz ser injustificada invasão ao Iraque, que ele mesmo ordenou

Ex-presidente americano fazia críticas a Putin e se corrigiu rapidamente diante de risos da plateia: “quero dizer, à Ucrânia"

George W. Bush.Créditos: Reprodução de Vídeo
Escrito en GLOBAL el

O ex-presidente americano George W. Bush voltou às manchetes de todo o planeta nesta quarta-feira (18), após cometer uma enorme gafe durante palestra em seu próprio instituto, em Dallas.

Ao tecer críticas ao presidente russo Vladimir Putin, Bush afirmou que “a decisão de um homem de lançar uma invasão totalmente injustificada e brutal ao Iraque”, e se corrigiu rapidamente: “quero dizer, à Ucrânia”.

Bush ainda completou, diante dos risos da plateia: “o Iraque também… De qualquer forma, são 75”, em referência à sua idade.

A invasão do Iraque

George W. Bush ordenou a invasão do Iraque, em 2003, quando era presidente dos Estados Unidos, sob o pretexto de que o país, liderado por Saddam Hussein, estaria em posse de armas de destruição em massa que nunca foram encontradas.

Ter reconhecido o erro, mesmo em tom de piada, sobre a invasão que deu origem a um conflito que só terminou em dezembro de 2011, provocando quase 300 mil mortos, não foi encarado com tanta leveza fora do auditório.

“Não estou rindo. E suponho que as famílias dos milhares de soldados americanos e das centenas de milhares de iraquianos que morreram nessa guerra também não”, reagiu o pivô Mehdi Hasan, da MSNBC.

As redes sociais também explodiram em críticas e memes ao ex-presidente.