PLEITO

Putin é reeleito presidente da Rússia com mais de 80% dos votos

As eleições russas duraram três dias e confirmaram o favoritismo do atual presidente

Putin é reeleito presidente da Rússia com mais de 80% dos votos.Créditos: Reprodução da internet
Escrito en GLOBAL el

A TV estatal Russia-24 confirmou na tarde deste domingo (17) que Vladimir Putin venceu a eleição e conquistou mais um mandato com duração até 2030.

Segundo os resultados de boca de urna, Putin teve 88% dos votos. Os resultados oficiais preliminares, segundo a TV estatal russa, confirmaram o cenário já indicado pelas pesquisas de intenção de votos.

A votação presidencial na Rússia teve início na sexta-feira (15) e, após três dias, as urnas foram encerradas por volta das 15h (horário de Brasília). Segundo dados divulgados pelos canais oficiais, mais de 8 milhões de pessoas votaram de maneira remota.

O novo mandato de Putin é conquistado sob a sombra da guerra contra a Ucrânia, que se arrasta há mais de dois anos, e pela morte de seu principal opositor, Alexei Navalny, encontrado morto em uma prisão no Ártico em fevereiro.

De acordo com informações do G1, foram registrados alguns atos de vandalismo em locais de votação entre sexta (15) e sábado (16).

No poder há 24 anos, Putin já é o presidente mais longevo da Rússia desde Josef Stalin, o líder da União Soviética que sucedeu Lênin no comando da antiga potência comunista.

Autocrata, Putin, ao longo dos últimos anos, foi implacável contra todos os movimentos que se opunham a ele: feministas, ativistas LGBT+ e adversários políticos foram massacrados, presos e exilados.

Temas