CHINA EM FOCO

China pronta para promover desenvolvimento baseado na ciência e na tecnologia

Em meio ao impulso de autossuficiência tecnológica da potência asiática, começa em Pequim evento para revelar as últimas conquistas do setor; Xi Jinping envia carta

Créditos: Xinhua - Fórum Zhongguancun (ZGC) de 2023 começa em Pequim
Escrito en GLOBAL el

A China tem intensificado os esforços para reforçar a autossuficiência e força em ciência e tecnologia. Enquanto isso, os EUA e alguns aliados pressionam ativamente pelo protecionismo tecnológico e até mesmo pela dissociação da potência asiática.

Para mostrar os mais recentes esforços concretos da China para fortalecer suas capacidades de inovação no mercado interno, além de impulsionar a cooperação em todo o mundo, foi aberto em Pequim, nesta quinta-feira (25), o Fórum Zhongguancun (ZGC) de 2023.

A plataforma de nível estadual para intercâmbios tecnológicos globais e cooperação está sendo realizada no distrito de Zhongguancun, conhecido como "Vale do Silício da China". O fórum prossegue até a próxima terça-feira (30) e vai revelar as últimas conquistas em uma ampla gama de tecnologias de ponta, como inteligência artificial (IA), ciência quântica e interface cérebro-computador. O objetivo é contribuir para impulsionar a ciência e a intercâmbios tecnológicos e facilitar a cooperação empresarial.

O presidente chinês, Xi Jinping, enviou uma carta de congratulações ao Fórum Zhongguancun (ZGC) de 2023. Na mensagem, ele enfatiza que a China está pronta para trabalhar com todos os países para promover conjuntamente a ciência e a inovação tecnológica, necessária mais do que nunca para enfrentar os desafios comuns do desenvolvimento.

Plataforma principal

Na carta de felicitações, Xi observou que, atualmente, uma nova rodada de revoluções científicas e tecnológicas e transformações industriais está em curso. Ele ressaltou que a humanidade precisa de cooperação internacional, abertura e compartilhamento para resolver os desafios comuns de desenvolvimento.

"A China persegue inabalavelmente uma estratégia aberta de benefício mútuo e resultados em que todos saem ganhando, e está disposta a trabalhar com todos os países do mundo para promover a inovação científica e tecnológica e ciência e tecnologia para melhor beneficiar as pessoas de todos os países", escreveu Xi.

O presidente chinês também pediu a Pequim que aproveite ao máximo suas vantagens em educação, tecnologia e talento para promover a inovação tecnológica e a inovação sistêmica.

Fórum ZGC

Na cerimônia de abertura na noite de quinta-feira, foram reveladas 10 grandes conquistas da ciência e tecnologia, abrangendo uma ampla gama de áreas, incluindo chips aceleradores de blockchain, semicondutores e plataformas de nuvem de computação quântica.

Além disso, entre os destaques do fórum deste ano estão áreas de exposição específicas dedicadas a diferentes tecnologias de ponta. Na exposição de robótica, várias tecnologias e componentes principais de robôs, como chips e sensores, estarão em exibição. Na área de exibição do metaverso, serão apresentadas tecnologias avançadas e produtos como realidade virtual e realidade aumentada.

Com o tema "Cooperação Aberta para um Futuro Compartilhado", o Fórum Zhongguancun 2023 é organizado conjuntamente pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação, a Comissão Estatal de Supervisão e Administração de Ativos da o Conselho de Estado, a Academia Chinesa de Ciências, a Academia Chinesa de Engenharia, a Associação Chinesa de Ciência e Tecnologia e o governo municipal de Pequim. 

Lançado em 2007, o Fórum ZGC tornou-se um evento internacional global, abrangente, aberto e de alto nível para aprimorar inovações em ciência e tecnologia. Este ano, o fórum terá seis seções, incluindo conferências, transações tecnológicas, exposições e relatórios de realizações. O evento se concentrará em fronteiras e tópicos importantes, como economia digital, IA, vida e saúde e pico de carbono e neutralidade.

Vale do Silício da China

O Parque Nacional de Demonstração de Inovação de Zhongguancun, conhecido como 'Vale do Silício da China', onde o fórum é realizado, desempenhou um papel importante na inovação sci-tech da China, fomentando cada vez mais empresas de tecnologia. 

Em 2022, a receita total de todas as empresas do parque atingiu 1,2 trilhões de dólares dos EUA, 3,5 vezes a de 2012. Em Pequim, 293 novas empresas de tecnologia foram estabelecidas a cada dia em 2022.

Perfil global

O Fórum ZGC recebe convidados de mais de 80 países e regiões e quase 200 organizações e instituições internacionais. Também atraiu mais de 650 empresas de tecnologia, incluindo 120 empresas e entidades estrangeiras, e conquistas tecnológicas de mais de 40 países e regiões buscarão acordos de cooperação.

Cerca de 120 grandes especialistas de todo o mundo, incluindo 17 laureados com o Prêmio Nobel, vão fazer palestras no evento.

Entre os influentes palestrantes internacionais estão Daren Tang, diretor-geral da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI); Peter Gluckman, presidente do Conselho Internacional de Ciência; e Bill Gates, co-presidente e diretor da Fundação Bill e Melinda Gates.

Guerra tecnológica

Mesmo que a China promova ativamente a cooperação global em inovação sci-tech, alguns países ocidentais liderados pelos EUA seguem erguendo barreiras à cooperação e até mesmo pressionando pela chamada dissociação tecnológica.

Os EUA, em particular, colocaram mais de 1.200 empresas e indivíduos chineses em várias listas e os sujeitaram a todo tipo de restrição. O país impôs várias restrições às exportações de tecnologia para a China e está considerando ações mais restritivas junto com alguns de seus aliados ocidentais.

Com sua participação no Fórum ZGC, muitas organizações internacionais também demonstraram plenamente, por meio de ações reais, que a pressão do Ocidente liderado pelos EUA por dissociação, interrupção e restrição é impopular.

Com informações do Global Times