Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
07 de janeiro de 2020, 15h11

Fernández tira o reconhecimento sobre a embaixadora de Guaidó na Argentina

Decisão contraria o governo anterior de Mauricio Macri, que havia reconhecido Elisa Trotta como representante diplomática oficial da Venezuela

Elisa Trotta e Juan Guaidó (Reprodução/Twitter @jguaido)

O presidente argentino Alberto Fernández decidiu retirar as credenciais diplomáticas de Elisa Trotta Gamus, embaixadora na Argentina nomeada pelo presidente autoproclamado da Venezuela, Juan Guaidó. Medida contraria o governo de Mauricio Macri, que havia reconhecido Trotta como representante diplomática em seu país.

“Escrevo com o objetivo de informar que, a partir desta data, sua missão especial na República da Argentina e suas funções dentro da estrutura foram encerradas”, diz a nota assinada por Mariángeles Bellusci, do Ministério das Relações Exteriores.

Por conta do reconhecimento anterior concedido ainda no governo Macri, Trotta já havia autorizado o funcionamento uma sede para o consulado de seu país em Buenos Aires, que funcionava em paralelo com a que abrigava representantes do presidente venezuelano Nicolás Maduro.

Decisão de Fernández vem pouco tempo depois da disputa pelo controle da Assembleia Nacional da Venezuela se acirrar no país. Guaidó perdeu o cargo de presidente do Legislativo no domingo (5), após se recusar a participar da sessão que escolheu o novo presidente. Na ocasião, o líder opositor realizou uma encenação, tentando mostrar que havia sido barrado pela segurança, o que ficou comprovado depois que era falso, segundo vídeos difundidos por jornalistas venezuelanos.

Nesta terça-feira (7), Guaidó realizou uma nova investida e invadiu o edifício da Assembleia com uma comitiva formada por deputados do seu setor político, jornalistas e cidadãos que o apoiam. Segundo ele, sua comitiva conta com 100 deputados, mas não há uma lista de nomes que confirme tal adesão.

 

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum