Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
05 de janeiro de 2020, 22h06

Trump ameaça Iraque após decisão de expulsar tropas dos EUA

O presidente dos Estados Unidos não gostou da posição adotada pelo parlamento iraquiano e disse que não vai sair do país

Foto: Aubrey Gemignani/Fotos Públicas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deu declarações neste domingo (5) com ameças ao Iraque após o congresso do país árabe aprovar uma resolução que pede para o governo expulsar as forças estadunidenses do país. Ele disse que os EUA construíram uma base militar muito cara no país e irá impor duras sanções caso seja expulso.

“Se notamos algum ato hostil, se fizerem algo que consideramos inaceitável, vamos impor sanções ao Iraque, sanções muito duras”, afirmou o presidente em conversa com jornalistas. “As sanções contra o Irã vão parecer leves”, completou.

Segundo o mandatário, as tropas norte-americanas somente deixarão o Iraque caso as bases militares construídas no solo iraquiano forem pagas. “Temos uma base aérea extraordinariamente cara lá. A construção custou bilhões de dólares, muito antes do meu tempo. Não vamos sair a menos que eles nos paguem por isso”, afirmou.

O Iraque tem sido palco dos conflitos entre Estados Unidos e Irã que tem se intensificado nos últimos dias. O general Qasem Soleimani, comandante da Força Al Quds, a unidade especial da Guarda Revolucionária do Irã, foi assassinado por drones estadunidenses nas proximidades do Aeroporto Internacional de Bagdá. Uma série de explosões também foi registrada nos últimos três dias.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum