ELEIÇÕES 2022

Candidaturas LGBT batem recorde na eleição 2022, mas ainda representam menos de 1% do total

De acordo com o estudo, o número é maior que 2018; desafio é financiar campanhas

Candidaturas LGBT batem recorde na eleição 2022, mas ainda representam menos de 1% do total.Créditos: VoteLGBT
Escrito en LGBTQIAP+ el

Levantamento feito pela organização VoteLGBT revela que um total de 214 candidaturas LGBT foram registradas na Justiça Eleitoral para disputar a eleição deste ano. De acordo com o estudo, o número é maior que 2018, quando foram registradas 157 candidaturas. 

Para Evorah Cardoso, integrante do VoteLGBT, "o resultado destas eleições, até aqui, é histórico. Em um contexto totalmente adverso, de uma reforma eleitoral que reduziu pela metade a quantidade de vagas dos partidos nas urnas, as candidaturas LGBT conseguiram um novo recorde". 

Porém, Cardoso salienta que o cenário, no geral, ainda é de desigualdade. "Ainda estamos trabalhando em um cenário de muita desigualdade, ocupamos atualmente 0,16% dos cargos políticos efetivos e apenas 0,76 do total de candidaturas destas eleições é de LGBT, mas é bom ver o avanço". 

O levantamento do feito pelo VoteLGBT também revelou que 68% das candidaturas LGBT são negras, 27% são trans e 18% estão presentes em candidaturas coletivas. 

Evorah Cardoso afiram que agora "o desafio é conseguir que os partidos garantam recursos a estas candidaturas, para que não tenham de depender apenas de sua capacidade de mobilização social própria para serem eleitas. Elas precisam de apoio que o número de LGBT+ eleitas seja um novo recorde". 

As candidaturas podem ser conferidas aqui.