Após explorar entregadores, iFood pode descartá-los e substituí-los por drones

Duas grandes greves atingiram a empresa no mês passado em razão das demandas dos trabalhadores de entrega

Foto: Roberto ParizottiCréditos: Redes Sociais
Escrito en MOVIMENTOS el

O iFood, maior empresa de entrega de refeições por aplicativo, está testando o uso de drones em suas operações. A plataforma é uma dos principais alvos das mobilizações dos entregadores, que cobram melhores pagamentos e condições de trabalho.

Segundo informações da Reuters, a empresa conseguiu a licença da Agência Nacional Aviação Civil (Anac) para voos experimentais com drones, que seriam utilizados em um modelo "híbrido".

Campinas seria a primeira cidade a receber a "inovação" em dois modelos. Na primeira rota, os drones levariam os pedidos de um shopping até um centro de distribuição e de lá os entregadores atuariam.

Em um segundo modelo, o drone levaria o pedido do centro de distribuição até um complexo de condomínios.

Segundo o vice-presidente de Logística do iFood, Roberto Gandolfo, o "objetivo primário é utilizar o drone para trazer mais eficiência para a operação logística”.

A "inovação" surge em meio às fortes reivindicações de entregadores por melhores condições - foram realizadas duas grandes paralisações em julho, no início e no fim do mês - e há um aumento na demanda de entregas por conta da pandemia.

Os entregadores chegaram a planejar a criação de uma cooperativa para competir com aplicativos e oferecer mais direitos aos trabalhadores.