RACISMO E HOMOFOBIA

Justiça: Piquet tem 15 dias para se manifestar sobre racismo contra Hamilton

Apoiador de Jair Bolsonaro, Piquet é alvo de processo de indenização de R$ 10 milhões por causa das ofensas proferidas contra Lewis Hamilton.

Lewis Hamilton e Nelson Piquet.Créditos: Reprodução/Twitter Rafael Lopes
Escrito en MOVIMENTOS el

O bolsonarista Nelson Piquet, ex-piloto de Fórmula 1, foi notificado e tem um prazo de 15 dias para se manifestar sobre as falas racistas e homofóbicas contra o inglês Lewis Hamilton, campeão por sete vezes da categoria de automobilismo.

Piquet foi processado por quatro organizações brasileiras - Aliança Nacional LGBT, ABrafh, Educafro e o Centro Santo - que pedem indenização de R$ 10 milhões por causa das ofensas proferidas pelo ex-piloto.

No processo, as instituições afirmam que as "ofensas injuriosas, humilhantes e vexatórias, de cunho racista e homofóbico, vociferadas publicamente pelo réu" violam normas que protegem a honra e dignidade da pessoa humana, assim como aquelas que protegem a população negra contra o racismo.

Ofensas racistas e homofóbicas

Em entrevista ao canal "Motorsports Talks", Piquet comenta o acidente entre Lewis e Max em Silverstone. Quando vai se referir a Lewis, Piquet utiliza uma palavra de conotação racista.

"O neguinho meteu o carro e não deixou [o outro piloto desviar]". O Senna não fez isso. O Senna saiu reto. O neguinho deixou carro porque não tinha como passar dois carros naquela curva. Ele fez de sacanagem. A sorte dele foi que só o outro se fu*** [ Verstappen].Fez uma pu** sacanagem", disparou Piquet.

Hamilton respondeu o brasileiro pelo Twitter e afirmou apenas: “imagine”, a um comentário de um internauta que escreveu: “E se Lewis Hamilton apenas tuitasse 'Quem diabos é Nelson Piquet?' e fechasse o twitter”.

Minutos depois, o piloto escreveu: “é mais do que linguagem. Essas são mentalidades arcaicas que precisam mudar e não têm lugar no nosso esporte. Eu fui cercado por essas atitudes e fui alvo de minha vida toda. Houve muito tempo para aprender. Chegou a hora da ação”.

Piquet ainda disparou ataque homofóbico ao dizer que Hamilton perdeu o título para Nico Rosberg em 2016, porque 'estaria dando mais o cu'.

“O Keke [Rosberg, ex-piloto de F-1]? Era um bosta, não tinha valor nenhum. É que nem o filho dele [Nico]. Ganhou um campeonato… O neguinho devia estar dando mais cu naquela época, aí tava meio ruim”, afirmou, em meio às gargalhadas.