Inconformada, Carla Zambelli ainda aguarda virada na votação da PEC do voto impresso

A deputada afirma que o painel eletrônico da Câmara teria dado problemas. Ela agora quer auditar a votação da PEC do voto auditável

Foto: ReproduçãoCréditos: Reprodução de Vídeo
Escrito en POLÍTICA el

Inconformada com a derrota da PEC do voto impresso (PEC 135/2019), de autoria da deputada federal Bia Kicis (PSL-DF), a deputada Carla Zambelli (PSL-SP) afirmou, na noite desta terça-feira (11), que o painel eletrônico da Câmara teria dado problemas. Por conta disto, de acordo com ela, “muitos deputados estão apresentando votos por escrito, em separado”.

“Vamos esperar as atualizações e, assim que possível, republicaremos a lista dos deputados por São Paulo que foram contra o voto democrático auditável”, afirmou.

“ATENÇÃO: Muitos deputados estão apresentando votos por escrito, em separado, após problemas no painel eletrônico. Vamos esperar as atualizações e, assim que possível, republicaremos a lista dos deputados por São Paulo que foram contra o voto democrático auditável.”

https://twitter.com/CarlaZambelli38/status/1425284010557706247

O fato é que o governo foi traído pelos dois principais partidos do centrão, o PL e o PP de Ciro Nogueira (PP-PI), presidente da legenda e atual ministro-chefe da Casa Civil. As duas siglas deram apenas 27 votos a favor da medida, um terço de suas bancadas. Outros 36 deputados desses partidos votaram contra e 18 se ausentaram.

Presidentes de 11 legendas se reuniram em junho e fecharam acordo para votar contra a medida.

Ao todo, foram 218 votos contrários e apenas 229 favoráveis – era preciso um mínimo de 308 votos a favor para a aprovação da proposta. Mais de 60 deputados não votaram.

Orientaram voto contra o texto PT, PL, PSD, MDB, PSDB, PSB, DEM, PDT, Solidariedade, PSOL, Avante, PCdoB, Cidadania, PV e Rede. Apenas PSL, Republicanos e Podemos orientaram a favor. Já o PP, que ganhou o Ministério da Casa Civil, liberou a bancada, assim como PSC, PROS, PTB, Novo e Patriota.

Apenas PT, PSOL, PCdoB e Rede foram integralmente contra.