Jornal Nacional: Weintraub cai entre erros de português e ataques aos outros poderes

Telejornal da Globo destacou que o agora ex-ministro da Educação tem "canal direto com bolsonaristas mais radicais" e colecionou longa lista de polêmicas

O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub (Foto: Reprodução)
Escrito en MÍDIA el

Além de um tempo recorde dedicado à prisão de Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), e ao esquema de corrupção envolvendo o filho do presidente, o Jornal Nacional também deu destaque significativo à queda do ministro da Educação, Abraham Weintraub.

"Abraham Weintraub não é mais ministro da Educação. Ele cai depois de 14 meses, entre erros de português, ataque aos outros poderes e até a líderes estrangeiros", destacou o JN.

A reportagem mostrou os erros e gafes cometidas, nas redes sociais e em documentos oficiais, mas também os ataques de Weintraub ao Supremo Tribunal Federal e à China. O JN também apontou a perseguição ideológica do então ministro e como os projetos que ele anunciou não deram certo.

Leia também: Para não esquecer: 10 declarações abjetas e absurdas de Weintraub

O JN também abriu espaço para a repercussão da saída de Weintraub entre as autoridades. Segundo a reportagem, as reações "refletiram a longa lista de polêmicas", com muitas duras críticas a gestão dele no MEC.

O telejornal afirmou que Weintraub tem "canal direto com bolsonaristas mais radicais" e "usava sempre o tom de ataque a instituições". O JN mostrou ainda que "como último ato, Weintraub suspende o incentivo de inclusão de minorias em cursos de pós-graduação".

A reportagem exibiu especialistas de educação e universidades criticando a medida, bem como a articulação no Congresso para reverter a portaria assinada por Weintraub. Ele foi indicado por Bolsonaro para um cargo no Banco Mundial, onde o Brasil participa. A indicação depende de aprovação dos outros países, lembrou o JN.