Vídeo: Felipe Neto “explica” por que vacina tem que ser obrigatória

Youtuber mostra como funciona a "imunidade de rebanho”, que protege quem não pode ser vacinado

Escrito en REDES SOCIAIS el

O youtuber Felipe Neto publicou em suas redes sociais nesta quarta-feira (16) um vídeo em que se propõe a explicar, “em menos de um minuto” por que a vacinação tem que ser obrigatória. Nele, o influenciador digital usa o conceito de imunidade de rebanho e destaca que há pessoas que não podem ser vacinadas, precisando que as demais tenham tomado a dose contra determinada doença para que fiquem “seguras”. Os conceitos usados por Felipe são simples, mas em linha com o que é dito por especialistas.

“Essas são as pessoas da sua região”, diz ele, mostrando uma imagem com bolinhas de papel amarelas espalhadas sobre uma superfície. “Todas elas tomaram a vacina.”

“Porém, nem todo mundo pode ser vacinado”, prossegue. “Algumas pessoas têm doenças imunológicas ou então simplesmente a vacina não funciona. Em 5% das pessoas a vacina não funciona’, disse.

Então, mostrou bolinhas de papel rosa que colocou sobre a superfície e disse: “Essas pessoas vão ser rosinhas, elas precisam ser protegidas”.

Na cena seguinte, aparece a imagem das bolinhas amarelas com algumas rosas no meio delas. O youtuber vai apontando cada uma das bolinhas cor-de-rosa enquanto diz: “A única forma de proteger as pessoas é com a imunização de rebanho. Isso significa que elas ficam protegidas porque todo mundo ao redor está imunizado”. E conclui: “Com todo mundo tomando vacina, as pessoas rosas não entram em perigo”.

Então ele mostra a tela de um computador com o resultado da pesquisa Datafolha segundo a qual 22% dos brasileiros não pretendem se vacinar contra a Covid-19.

“Essas pessoas acham que é ‘um direito meu, eu não quero me vacinar’”, diz o youtuber.

Então, ele mostra de novo a superfície das bolinhas, que agora tem papeis amarelos, cor-de-rosas e azuis entremeados. Apontando os azuis, afirma: “O resultado é esse. Todas as pessoas que precisavam da proteção agora estão completamente expostas a pessoas não vacinadas, que são as azuis, que podem levar o vírus a elas”.

E termina o vídeo dizendo: “Tome a vacina. Salve vidas”.

Veja o vídeo:

https://twitter.com/felipeneto/status/1339338548143656960

Minutos depois, ele fez um comentário sobre sua própria postagem no Twitter, inconformado com comentários de internautas que seguiram dizendo que não iam se vacinar.

É inacreditável... Vc PROVA que vacinação tem q ser obrigatória pq salva a vida de outras pessoas frágeis q precisam da imunidade de rebanho... E o arrombado me vem com: “concordo q todo mundo deva se vacinar, mas sou contra obrigar”. Vc é contra pq vc é burro!

https://twitter.com/felipeneto/status/1339346000499060738

Notícias relacionadas

STF julga nesta quarta ação sobre obrigatoriedade da vacinação contra a Covid-19

“Não vou tomar vacina e ponto final”, diz Bolsonaro sobre dose contra a Covid-19

Datafolha: 22% dos brasileiros dizem que não vão se vacinar contra a Covid-19