Em 2018, Bolsonaro relacionou Valdemar Costa Neto a "corruptos e condenados"

"Qual partido não tem gente com problema?", disse Bolsonaro em 2018 ao comentar sobre o PL, legenda que escolheu para concorrer nas eleições de 2022; confira

Jair Bolsonaro | Foto: Isac Nóbrega/PR
Escrito en POLÍTICA el

Se o presidente Jair Bolsonaro planeja se lançar à reeleição em 2022 pelo Partido Liberal (PL), presidido por Valdemar Costa Neto, em 2018 a situação era bem diferente. O então candidato negava qualquer proximidade com o dirigente liberal e fazia questão de destacar que Costa Neto é condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do mensalão.

"Valdemar Costa Neto já foi condenado no mensalão… Tá citado… Citado não... Tá bastante avançado na Lava Jato… [Do PL] eu converso com o Magno Malta. Qual partido não tem gente com problema?", disse Bolsonaro durante entrevista coletiva realizada em 2018 sobre possível composição de chapa com o PL.

O vídeo foi compartilhado nas redes sociais pelo vereador Carlos Bolsonaro (REP-RJ), filho do presidente, em junho de 2016 e resgatado pelo perfil @jairmearrependi no Twitter.

Em um tuíte feito em maio de 2018, Bolsonaro tenta se afastar de qualquer relação com Valdemar Costa Neto e o compara a "corruptos e condenados". Apesar de não ficar muito claro na mensagem, pelo contexto Bolsonaro parece estar se referindo ao ex-governador Paulo Maluf.

"A QUE PONTO CHEGARÃO? Primeiro a imprensa mente ao publicar que estive com Waldemar da Costa na semana passada. Agora diz que aceno para corruptos e condenados. É a velha imprensa de sempre, não sabem fazer outra coisa a não ser mentir e mentir", escreveu.

Bolsonaro “99%” fechado com o PL

Bolsonaro confirmou nesta segunda-feira (8) que está bem perto de assinar filiação ao Partido Liberal (PL) para disputar as eleições de 2022. Além do PL, o PP do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), deve estar na chapa do mandatário.

“Está 99% fechado. A chance de dar errado é quase zero. Está tudo certo”, disse Bolsonaro sobre a possível filiação ao PL durante entrevista à CNN Brasil.

Carlos Bolsonaro apaga postagem sobre propina

Uma postagem de Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) sobre suposta propina recebida por Valdemar Costa Neto, presidente do Partido Liberal (PL), “desapareceu” da contra no Twitter do vereador carioca nesta segunda. “Exclusivo: Delator aponta propina de 3,5% para PR e Valdemar Costa Neto nos contratos de Furnas”, dizia a postagem de Carluxo, feita em 27 de abril de 2016, com um link de reportagem da revista Época.

Quem é Valdemar Costa Neto, presidente do PL?

Em vídeo divulgado nas redes sociais no fim de outubroValdemar Costa Neto prometeu que a legenda irá “desempenhar um papel de maior protagonismo no contexto da política nacional” nas eleições de 2022 e reforçou publicamente convite de filiação para Bolsonaro, seus filhos e apoiadores. Terceiro maior partido da Câmara, atrás de PSL e PT, o PL se aproximou de Bolsonaro junto de outros partidos do centrão e possui um ministério - a Secretaria de Governo, ocupada por Flávia Arruda (PL-DF) - e o comando do Banco do Nordeste.

Condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do mensalão, o ex-deputado Valdemar da Costa Neto se sentou ao lado das principais autoridades presentes na cerimônia de posse de Arruda: Jair Bolsonaro, o vice-presidente Hamilton Mourão, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o ministro da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, que também tomou posse.

Valdemar Costa Neto foi condenado a sete anos e dez meses de prisão. Depois de cumprir dois anos e meio da pena, em 2016, recebeu indulto do Supremo Tribunal Federal (STF).

https://twitter.com/jairmearrependi/status/1457838845249077262