VAI E VEM

Com risco de ter filiação impugnada no União Brasil, Moro posta foto com Simone Tebet

Ex-juiz pode ficar sem partido diante do racha que criou no União Brasil após sinalizar que não desistiu da candidatura à presidência

Sergio Moro e Simone Tebet.Créditos: Reprodução/Twitter
Escrito en POLÍTICA el

Após uma sexta-feira agitada, Sergio Moro acordou cedo neste sábado (2) e, às 7h da manhã, postou uma foto em que aparece ao lado da senadora Simone Tebet (MDB-MS), pré-candidata à presidência. 

A postagem vem em meio ao racha no União Brasil, novo partido de Moro, deflagrado após o ex-juiz sinalizar, em pronunciamento, que não desistiu da candidatura ao Palácio do Planalto. Na quinta-feira (31), ao anunciar sua entrada no União Brasil, Moro disse que estava abrindo mão de concorrer à presidência - a condição para se filiar à legenda seria que se lançaria a deputado ou senador por São Paulo. 

Um dia depois, no entanto, afirmou que não desistiu de nada e que não se candidatará a deputado, deixando em aberto a possibilidade de tentar Executivo federal. 

"Encontrei Simone Tebet em São Paulo. Conversamos sobre a união do centro. Democratas não podem se conformar com os autocratas Lula/Bolsonaro. Precisamos da indignação e do apoio de todos os brasileiros de bem", escreveu Moro ao postar foto com a senadora na manhã deste sábado. 

No pronunciamento em que sinalizou que vai desistir de desistir, Moro chegou a fazer um apelo a todos os pré-candidatos da chamada "terceira via" para que façam gesto parecido com o seu, abrindo mão de suas candidaturas. O objetivo seria chegar a uma candidatura única do "centro democrático". 

"Fui a primeira liderança a fazer esse gesto político em prol da unificação do centro democrático. Precisamos de outros atos de desprendimento, de Luis Felipe D'Ávila, João Doria, Eduardo Leite, Simone Tebet, André Janones e lideranças partidárias para fazer prosperar essa articulação democrática", disparou, sem explicar o que seria feito depois se todos os pré-candidatos aceitassem seu pedido. 

Risco de ter filiação impugnada

Após um grupo composto por 8 caciques do União Brasil informar que vai pedir a impugnação da filiação de Moro ao partido, o tesoureiro da sigla em São Paulo, deputado federal Alexandre Leite, divulgou nota em que reforça o recado: se o ex-juiz insistir na candidatura à presidência, está fora da sigla

"A filiação do ex-juiz Sergio Moro se deu com a concordância de um projeto pelo estado de São Paulo, isto é, deputado estadual, deputado federal ou, eventualmente, Senado. Em caso de insistência em um projeto nacional, o partido vai impugnar a ficha de filiação de Moro", diz a nota assinada por Leite. 

A reação veio após Moro, um dia depois de anunciar sua filiação ao União Brasil e que estava abrindo mão de ser candidato à presidência, fazer pronunciamento deixando a possibilidade de concorrer ao Palácio do Planalto em aberto. "Não desisti de nada", disse o ex-magistrado, adicionando ainda que não será candidato a deputado federal. 

Antes de Alexandre Leite divulgar a nota, ACM Neto, que compõe parte da cúpula do União Brasil junto com outros 7 membros advindos do DEM, anunciou que apresentará requerimento para impugnar a filiação de Moro. 

Na quinta-feira (31), o grupo já havia deixado claro, em nota, que não aceitaria uma candidatura de Moro à presidência.

"Caso seja do interesse de Moro construir uma candidatura em São Paulo pela legenda, o ex-ministro será muito bem-vindo. Mas, neste momento, não há hipótese de concordarmos com sua pré-candidatura presidencial pelo partido", dizia a nota. 

Se a filiação de Moro, de fato, for impugnada como querem os 8 caciques, o ex-juiz pode se tornar inelegível, já que o prazo máximo para que os candidatos estejam com filiações oficializadas se encerra neste sábado (2).