ELEIÇÕES 2022

Datafolha: Castro e Freixo seguem duelando e mantêm empate técnico no RJ

Atual governador, apoiado por Bolsonaro, e deputado federal, que é o candidato de Lula, apresentam desempenhos semelhantes e estão empatados dentro da margem de erro

Créditos: Rafael Campos/GOV RJ e Marcio Menascio
Escrito en POLÍTICA el

A disputa pelo governo do Rio de Janeiro segue acirradíssima e a nova pesquisa Datafolha divulgada na noite desta quinta-feira (18) mostrou um novo empate técnico entre o atual governador, Cláudio Castro (PL), apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, e o deputado federal Marcelo Freixo (PSB), candidato do ex-presidente Lula. Castro tem 26% das intenções de voto, contra 23% de Freixo, o que configura um empate técnico dentro da margem de erro do levantamento, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Eduardo Serra (PCB) e Rodrigo Neves (PDT) aparecem na sequência, com 5% cada um. Depois vêm os nomes de Cyro Garcia (PSTU) e do ex-governador cassado Wilson Witzel (PMB), com 4% cada.

O Datafolha simulou também um segundo turno entre Castro e Freixo e o duelo ponto a ponto segue firme, como uma inversão das posições do primeiro turno. O deputado federal do PSB aparece com 39% da preferência dos entrevistados, contra 38% do atual governante do PL. No total, 18% dos eleitores afirmaram que votarão em branco ou nulo e outros 5% não opinaram num eventual segundo turno com esses candidatos.