AMPLA LIDERANÇA

Datafolha: Lula é o nome para combater pobreza para 54% dos brasileiros

Levantamento mostra que apenas 27% dos entrevistados pensam o mesmo sobre Jair Bolsonaro, cujo governo levou país de volta ao mapa da fome e produziu níveis extremos de miséria em menos de quatro anos

Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Um novo recorte da última pesquisa Datafolha divulgado na noite desta sexta-feira (19) mostrou que mais da metade dos brasileiros veem em Lula (PT) o nome certo para combater a pobreza no país. Para 54% dos entrevistados, o ex-presidente petista é quem reduzirá a crescente miséria do Brasil, tarefa que já foi realizada durante os dois mandatos do político de esquerda (2003-2011), quando o índice dessa vergonhosa mazela nacional foi reduzido em 50,6%, segundo pesquisas realizadas por economistas da FGV (Fundação Getúlio Vargas), divulgadas meses após Lula deixar o cargo.

Já Jair Bolsonaro (PL), que em velocidade acelerada e frenética fez com que a pobreza e a miséria tomassem grande parte da sociedade brasileira em apenas três anos e meio de mandato, foi citado como o nome ideal para essa tarefa por apenas 27% dos ouvidos pelo Datafolha, o que representa exatamente metade do desempenho de seu rival.

Desde que chegou ao Palácio do Planalto, o atual presidente viu a miséria explodir no país, chegando ao ponto de 33 milhões de cidadãos passarem fome diariamente no Brasil, conforme estudo realizado pela Rede Penssan (Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional). O mesmo levantamento mostra ainda que 58% da população (125 milhões de pessoas) estão em situação de insegurança alimentar, comendo insuficientemente todos os dias.

Não à toa a imensa maioria dos brasileiros, segundo o Datafolha, rechaça a capacidade de Bolsonaro de lutar contra a pobreza, uma vez que seu mandato ficou marcado pela inflação gritante (a maior desde a implantação do Plano Real, em 1994), a maior explosão cambial da história e os piores índices de desemprego, aliado ainda ao menor poder de compra das últimas três décadas.