BID/WASHINGTON

Ex de Carluxo deixa cargo de prestígio internacional nos EUA

Martha Seillier usou as redes sociais para anunciar saída por “problemas de confiança”; Ela é mãe de Júlia, a quarta neta do ex-presidente Jair Bolsonaro

Jair Bolsonaro e Martha Seillier.Créditos: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

A economista Martha Seillier - mãe da menina Júlia, fruto de um relacionamento com Carlos Bolsonaro - anunciou nesta segunda-feira (3) no Linkedin que deixou o cargo de diretora executiva do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que exercia em Washington, nos EUA, por conta de “problemas de confiança”.

“Meu contrato representando o Brasil e o Suriname no quadro de diretores do BID chegou ao fim. O Banco estava passando por um momento difícil, e ‘falta de confiança’ eram palavras comuns ouvidas nos seus corredores”, escreveu.

Na mesma publicação, aproveitou para agradecer a experiência internacional. Seu mandato no BID estava previsto para se encerrar no último mês de junho ainda que pudesse ser estendido até 2025.

Economista e bacharel em Direito, Martha Seillier foi indicada pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL) para o cargo no BID em maio do ano passado, quando teria iniciado a gestação de Júlia. Nove meses depois, em 13 de fevereiro deste ano, a quarta neta de Bolsonaro nascia em Washington.

Quem é Martha Seillier

Formada em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (Uniceub) em 2007 após fazer o ensino no Lycée Français François Mitterrand - escola francesa sediada na capital federal -, Martha Seillier formou-se em Economia pela Universidade de Brasília (UnB), onde fez também seu mestrado, e ingressou já em 2010 como coordenadora do Departamento de Política de Aviação Civil do Ministério da Defesa.

Na estrutura pública, ela atuou ainda na Secretaria de Aviação Civil e chegou à Assessoria Especial da Casa Civil da Presidência da República em 2016, quando Michel Temer (MDB) chegou ao poder após o golpe contra Dilma Rousseff (PT).

Em janeiro de 2019, já no governo Jair Bolsonaro, Martha foi nomeada presidente da Infraero, cargo que ocupou por 7 meses até ser alçada à Secretaria Especial do programa de Parcerias de Investimentos (PPI), braço do Ministério da Economia, de Paulo Guedes, responsável pela política de privatizações.

Ela ainda ocupou por 3 anos e 3 meses - entre março de 2019 e maio de 2022 - uma cadeira como membro do Conselho Administrativo do RioGaleão, consórcio que administra o Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro.

Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em https://benfeitoria.com/ato18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.

Ligada ao mercado financeiro e entusiasta da política econômica neoliberal de Paulo Guedes, Martha recebeu do governo Bolsonaro a insígnia da Ordem de Rio Branco no grau de Grande Oficial, premiação oferecida pelo Ministério das Relações Exteriores para agraciar pessoas que se destacaram nos serviços prestados ao Governo Brasileiro.

A cerimônia aconteceu no Itamaraty em 8 de dezembro de 2021 e a premiação a Martha foi destaque no site do Ministério da Economia, com foto dela ao lado de Bolsonaro.

"Agradecida e honrada com a medalha da Ordem do Rio Branco. Como representante do Programa de Parcerias de Investimentos, este é mais um sinal de que estamos no caminho certo. Diariamente nós avançamos com parcerias com o setor privado para transformar o Brasil", disse na ocasião.

Nas redes sociais, Martha mostrava seu lado bolsonarista, ao divulgar vídeos de sua participação em manifestações convocadas pelo ex-presidente, como nos atos de 7 de Setembro de 2021.

"Brasília lotada de verde e amarelo no dia da nossa independência! Idosos, crianças, cachorros, pessoas do Brasil todo cantando o nosso hino com paixão! Um encontro pacífico e ordenado clamando pelas nossas liberdades", escreveu junto à hashtag "SupremoEoPovo", usada por bolsonaristas nos ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Ninguém tocava no assunto

De acordo com informações da coluna de Malu Gaspar, no Globo, Martha ficou muito contrariada quando informações sobre a gravidez foram publicadas pelo colunista Leo Dias no site Metrópoles. Martha disse a amigos que considera uma invasão de privacidade a divulgação da notícia.

Pessoas próximas de Bolsonaro já sabiam da gravidez desde a campanha eleitoral, mas ninguém tocava no assunto. Carluxo chegou a viajar para Washington algumas vezes nos últimos meses e acompanhou o nascimento da primeira filha. A menina é a quarta neta de Bolsonaro. O senador Flávio Bolsonaro tem duas filhas -- Luiza e Carolina -- e o deputado federal Eduardo é pai de Geórgia.