Alexandre de Moraes responde Bolsonaro: "não serão admitidos atos contra democracia"

O ministro do STF assume o comando do Tribunal Superior Eleitoral em 2022

Foto: Divulgação/STF
Escrito en POLÍTICA el

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), condenou a declaração do presidente Jair Bolsonaro sobre a não-realização das eleições de 2022. Moraes assume a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em agosto de 2022.

"Os brasileiros podem confiar nas Instituições, na certeza de que, soberanamente, escolherão seus dirigentes nas eleições de 2022, com liberdade e sigilo do voto. Não serão admitidos atos contra a Democracia e o Estado de Direito, por configurar crimes comum e de responsabilidade", escreveu o ministro em seu perfil no Twitter.

O ministro Gilmar Mendes compartilhou a mensagem em seu perfil.

Ataques de Bolsonaro

Na quinta-feira (8), Bolsonaro clamou novamente pela implantação do voto impresso e tornou a fazer acusações falsas sobre supostos episódios de fraude eleitoral. “Eleições no ano que vem serão limpas. Ou fazemos eleições limpas no Brasil ou não temos eleições”, disparou.

Nesta sexta, ele voltou a fazer falsas suposições e atacou diretamente o presidente do TSE. “Só um idiota para fazer isso aí. É um imbecil. Não pode um homem querer decidir o futuro do Brasil na fraude”, disse.

Barroso

Em nota, Barroso rechaçou as declarações e falou em crime de responsabilidade. “A realização das eleições é pressuposto do regime democrático. Qualquer atuação no sentido de impedir a sua ocorrência viola princípios constitucionais e configura crime de responsabilidade”, afirmou.