Bolsonaro já fez seis cirurgias desde a facada; veja histórico

Presidente foi internado esta manhã em Brasília, com dores abdominais e crise de soluço. Fato gerou rumores sobre suas reais condições de saúde, visto grande número de intervenções cirúrgicas a que foi submetido desde 2018

Foto: Redes sociais
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Jair Bolsonaro foi internado na manhã desta quarta-feira (14) no Hospital das Forças Armadas, em Brasília, por conta de dores abdominais e de uma crise de soluço que já dura 12 dias.

Há pouco, o cirurgião responsável pelas intervenções que reconstruíram seus intestinos após a facada sofrida em 6 de setembro de 2018, durante a campanha eleitoral da qual saiu vitorioso, em Juiz de Fora (MG), foi à chamado à capital federal para examiná-lo.

Ainda existe muitas dúvidas e mistérios em torno das reais condições de saúde do chefe de Estado brasileiro, mas o fato é que Bolsonaro já sofreu inúmeras cirurgias em decorrência do atentado sofrido há quase três anos. Para ser mais preciso, foram seis as intervenções relacionadas ao caso.

06/09/2018 – Na véspera do Dia da Independência, o então candidato a presidente leva uma facada, desferida por Adélio Bispo de Oliveira, no abdômen. O golpe perfurou seus intestinos e rompeu a artéria mesentérica, provocando uma severa hemorragia. Naquele dia, uma cirurgia de emergência salvou sua vida.

08/09/2018 – 48 horas após o incidente, uma nova intervenção cirúrgica foi realizada para reconstruir o trânsito intestinal do atual presidente e para colocação de uma bolsa de colostomia.

12/09/2018 – Nova cirurgia é realizada no Hospital Albert Einstein para a remoção de aderências no intestino e correção de uma fístula de sutura, resultante das primeiras intervenções.

28/01/2019 – Bolsonaro é submetido a novo procedimento, que visa à retirada da bolsa de colostomia instalada logo após o atentado.

08/09/2019 – O presidente é submetido a uma cirurgia para correção de uma hérnia abdominal, que é o deslocamento de um tecido intestinal por uma fresta ou cavidade da musculatura do abdômen.

25/09/2020 – Um procedimento um pouco mais simples, mas ainda assim invasivo, é realizado para extrair cálculos da bexiga de Jair Bolsonaro.