Bolsonaro deve fazer 'cortejo' do Planalto ao Senado por impeachment de Moraes e Barroso

Após desfile militar, presidente aposta em mais um jogo de cena e deve levar ministros para a entrega da ação; Pacheco já sinalizou que vai rejeitar

Escrito en POLÍTICA el

O presidente Jair Bolsonaro estaria planejando fazer mais um jogo de cena para demonstrar força e reforçar sua narrativa contra o Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo informações do jornalista Igor Gadelha, em sua coluna no portal Metrópoles, o chefe do Executivo quer levar ministros ao ato de entrega, no Senado, do pedido de impeachment de Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, membros da corte suprema.

Além de ser acompanhado por uma "comitiva", o presidente planejaria descer a rampa do Palácio do Planalto e ir caminhando até o Senado para concretizar o ato.

O jogo de cena, caso confirmado, aconteceria poucos dias após o desfile de tanques de guerra em frente ao Planalto que foi realizado pelas Forças Armadas, em articulação com Bolsonaro, para intimidar a Câmara dos Deputados, que na ocasião analisava a proposta, já derrotada, do voto impresso. Naquela situação, ministros também estiveram ao lado do presidente.

Pacheco deve rejeitar

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), sinalizou a pessoas próximas neste sábado (14) que não pretende dar prosseguimento às ações que serão movidas pelo presidente Jair Bolsonaro contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Bolsonaro anunciou que vai acionar Senado para que seja aberto processo por “crime de responsabilidade” contra os ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes.

“Todos sabem das consequências, internas e externas, de uma ruptura institucional, a qual não provocamos ou desejamos. De há muito, os ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, extrapolam com atos os limites constitucionais”, tuitou o presidente.

Segundo o jornalista Gerson Camarotti, da GloboNews, Pacheco não enxerga nenhum motivo para abrir procedimento contra os magistrados. O destino do pedido de Bolsonaro, segundo um senador próximo de Pacheco, deve ser a gaveta.

O senador entende que Bolsonaro quer criar um “factóide” para mobilizar apoiadores contrao STF, mas “Pacheco não vai entrar nesse jogo”. “Bolsonaro vai ficar dançando sozinho”, disse à GloboNews.