Com mudanças na Casa Civil, Osmar Terra sai da Cidadania e deixa o governo

Dança das cadeiras na Esplanada dos Ministérios: Onyx deixa a Casa Civil e assume ministério da Cidadania, até então comandado por Osmar Terra, que agora fica sem cargo no governo

Osmar Terra - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

Os elogios feitos ao presidente Jair Bolsonaro em vídeo postado nas redes sociais nesta quarta-feira (12) parecem não ter surtido efeito e, nesta quinta-feira (13), o presidente confirmou o que já se previa: Osmar Terra será exonerado do Ministério da Cidadania e deixará o governo. Ele é deputado federal licenciado e deve retomar o seu mandato na Câmara.

Sua saída se dá por conta das mudanças encampadas no Ministério da Casa Civil, que até então era comandado por Onyx Lorenzoni. Ele deixa a pasta e, em seu lugar, assume o general Braga Netto, que foi o comandante da intervenção militar no Rio de Janeiro em 2018. Lorenzoni, por sua vez, assumirá o Ministério da Cidadania, deixando Osmar Terra sem cargo no governo.

Criado no governo Bolsonaro, o Ministério da Cidadania aglutinou as pastas de Desenvolvimento Social, Esporte e Cultura. A relação de Osmar Terra com o governo, no entanto, começou a ser desgastada quando Bolsonaro decidiu transferir a Cultura para o Ministério do Turismo.

Nos últimos meses, Osmar Terra vinha se esforçando para encampar uma política de "combate às drogas".