Dino diz que governadores já acionaram farmacêuticas para comprar vacinas contra Covid

Além dos estados, cerca de 100 prefeituras devem lançar um consórcio para comprar doses de imunizantes

Foto: Gilson Teixeira/Divulgação
Escrito en POLÍTICA el

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), disse neste sábado (27) que gestores estaduais estão se articulando para garantir a compra de vacinas contra a Covid-19 diante da demora do Governo Federal de buscar mais imunizantes.

"Estamos lutando para encontrar quem venda e entregue em um prazo razoável. Mas creio que vai andar", disse o governador ao jornalista Fernando Molica, da CNN Brasil. Dino afirmou ainda que há apenas "muitas promessas".

Após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) permitindo a aquisição de vacinas mesmo sem certificação da Anvisa caso de as doses do Programa Nacional de Imunização (PNI), tocado pelo Ministério da Saúde, sejam insuficientes, governadores como Rui Costa (PT-BA) e Fátima Bezerra (PT-RN) já haviam sinalizado a possibilidade de adquirir imunizantes por conta própria.

Projetos aprovados na Câmara dos Deputados e no Senado também autorizavam a compra de imunizantes por gestores estaduais e municípios.

Jonas Donizetti (PSB), presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), disse à CNN Brasil que cerca de 100 municípios estão para lançar um consórcio para a compra de doses.

"Nossa primeira opção é que as compras de vacinas sejam feitas pelo governo federal. Mas não podemos ficar de braços cruzados", afirmou à jornalista Raquel Landim, da CNN Brasil.

O médico e pesquisador Miguel Nicolelis, ex-coordenador do Comitê Científico do Consórcio Nordeste, defendeu neste sábado (27) a compra de vacinas pelos gestores estaduais. "Se governo federal ñ vai agir, governadores tem q assumir esta missão emergencial", tuitou.