Em nova petição, defesa de Lula reforça que Erika Marena fraudou depoimento

Os advogados do ex-presidente trouxeram novos elementos para apontar que a conduta da delegada era reincidente e que Sergio Moro sabia da possível farsa

A defesa do ex-presidente Lula apresentou nova petição ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (24) com base nos arquivos obtidos através da Operação Spoofing que mostra novos diálogos sobre a possível fraude da delegada Erika Marena, da Polícia Federal, ao lavrar depoimento de uma testemunha que sequer teria sido ouvida.

Leia também: Exclusivo: Irmão de ex-reitor da UFSC fala sobre Erika Marena e o “balcão de negócios de delações” da Lava Jato

Os advogados afirmam que apresentaram os novos trechos para comprovar que a conduta de lavrar depoimentos não prestados era reincidente.

“Com efeito, nos novos diálogos, ‘Érika’ esclarece que o ‘depoimento’ mencionado no diálogo anteriormente trazido aos autos não foi ‘tomado’; a partir de um ‘acordo’ que teria sido negociado com os procuradores da ‘lava jato’, o ‘depoimento’ consistiu simplesmente na impressão, na Polícia Federal, de ‘termos prontos’. O novo material também reforça que os procuradores da ‘lava jato’, após terem conhecimento da situação, entenderam que precisavam ‘proteger Erika’”, diz trecho da petição.

Reprodução

Em trecho das conversas, um dos procuradores classifica a prática como “terceirização de depoimentos”. Os diálogos ainda mostram que o ex-juiz federal Sérgio Moro tomou conhecimento dessas ações realizadas por Marena.

Na terça-feira (23), ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) pediram a André Mendonça, ministro da Justiça, a abertura de um inquérito para investigar Marena.

O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) ainda pediu a prisão da delegada junto do procurador Deltan Dallagnol. “O que mais precisa aparecer de fatos estarrecedores para que a delegada Erika Marena e o procurador Deltan Dallagnol sejam presos. Eu sugiro que contratem advogados e tentem uma delação premiada. Os dois sabem muito e podem ajudar a capturar toda quadrilha e quem financiou!!”, escreveu no Twitter.

Veja aqui a petição completa

Com informações do Brasil247

Avatar de Lucas Rocha

Lucas Rocha

Jornalista da Sucursal do Rio de Janeiro da Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Fazer jornalismo comprometido com os direitos humanos e uma perspectiva de justiça social exige apoio dos leitores. Porque se depender do mercado e da publicidade oficial de governos liberais esses projetos serão eliminados. Eles têm lado e sabem muito bem quem devem apoiar.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR