Embaixada da China responde Weintraub: "Declarações absurdas e desprezíveis"

Ministro da Educação ironizou sotaque de imigrantes asiáticos e acusou a China de se beneficiar do coronavírus. Embaixada chinesa o acusa de racismo

Abraham Weintraub (Reprodução)
Escrito en POLÍTICA el

A Embaixada da China no Brasil publicou uma nota em suas redes sociais na madrugada desta segunda-feira (6) em resposta à publicação do ministro da Educação, Abraham Weintraub, acusando o país asiático de se beneficiar com o coronavírus. Em postagem no Twitter, o ministro utilizou uma personagem da Turma da Mônica para fazer o ataque xenofóbico.

Em sua conta pessoal na rede, Weintraub postou a capa de uma edição do gibi que se passa na China, e usou a fala típica do personagem Cebolinha, que troca o R pelo L, para ridicularizar a forma com a qual imigrantes asiáticos falam português.

“Geopolíticamente, quem podeLá saiL foLtalecido, em teLmos Lelativos, dessa cLise mundial? PodeLia seL o Cebolinha? Quem são os aliados no BLasil do plano infalível do Cebolinha paLa dominaL o mundo?”, escreveu o ministro.

Em nota publicada no Twitter, a Embaixada da China disse que Weintraub fez declarações "difamatórias" sobre o país ao associá-lo ao coronavírus. "Deliberadamente elaboradas, tais declarações são completamente absurdas e desprezíveis, que têm cunho fortemente racista e objetivos indizíveis, tendo causado influências negativas no desenvolvimento saudável das relações bilaterais China-Brasil", diz o texto.

"Instamos que alguns indivíduos do Brasil corrijam imediatamente os seus erros cometidos e parem com acusações infundadas contra a China", finaliza.

https://twitter.com/EmbaixadaChina/status/1247001668832702474/photo/1

Ao citar "alguns indivíduos", a nota faz referência aos ataques que têm sido disseminados por pessoas próximas ao presidente da República. Em meados de março, por exemplo, o deputado federal Eduardo Bolsonaro iniciou uma crise diplomática ao fazer diversos comentários preconceituosos contra a China.

O filho do presidente chegou a lançar no Twitter a #VírusChinês, acusando o país de ser responsável pela pandemia de Covid-19. Neste sábado (4), o cônsul-geral da China no Rio de Janeiro, Li Yang, publicou uma carta aberta ao deputado em que faz duras críticas à sua postura preconceituosa e irresponsável.

“Você é realmente tão ingênuo e ignorante? Como deputado federal da República Federativa do Brasil que possui alguma experiência em tratar dos assuntos internacionais, você deveria saber que os vírus que causam pandemia são inimigos comuns do ser humano, e a comunidade internacional nunca chama os vírus pelo nome de um país ou região para evitar a estigmatização e a discriminação contra qualquer grupo étnico específico”, diz trecho da mensagem.