Embaixador da China reage a publicação do Ministério da Saúde que omite origem do IFA que chegou ao Brasil

Desde os ataques de Bolsonaro ao país asiático, o Brasil estava sem receber o insumo; o embaixador atuou para garantir a chegada

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

O embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, reagiu neste sábado (22) à publicação feita pelo Ministério da Saúde sobre a chegada no país de dois lotes do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) necessário para a produção da vacina Covidshield (Oxford/AstraZeneca/Fiocruz). A pasta omitiu que o IFA veio da China.

"Insumos do exterior para a produção de 12 milhões de vacinas AstraZeneca/Fiocruz desembarcaram neste sábado (22), às 17h54, no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, de onde seguem em direção às instalações da Fiocruz, na capital fluminense”, disse o ministério em nota publicada no Twitter.

Em razão da omissão sobre a origem do insumo, o embaixador reagiu com um provérbio chinês: "Confúcio disse, feito para amigos, fiel à sua palavra". Wanming parece fazer referência ao princípio Xin do confucionismo, a integridade.

Desde os ataques feitos pelo presidente Jair Bolsonaro ao país asiático no dia 5 de maio, o Brasil estava sem receber novos lotes de IFA. Informações do Jornal Nacional apontam que o embaixador atuou para viabilizar a chegada, mas cobrou manifestação pública em apoio ao governo chinês para colaborar com as negociações. Isso fez com que o governo Bolsonaro mudasse o tom nos últimos dias.

https://twitter.com/WanmingYang/status/1396243992325640192