Partidos de esquerda se unem em novo pedido de impeachment contra Bolsonaro - o 62º

"O Brasil está morrendo sufocado por este presidente. Basta! Já passou da hora de o Congresso Nacional, representando a nação, reagir", diz informe assinado por Rede, PSB, PT, PCdoB e PDT; novo pedido está em elaboração

Foto: Lula Marques
Escrito en POLÍTICA el

Partidos de esquerda anunciaram, no início da noite desta sexta-feira (15), que vão apresentar mais um pedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro. Esta será a 62ª peça pelo impedimento do chefe do Executivo protocolada na Câmara dos Deputados.

O novo pedido, que será subscrito pelos partidos Rede, PSB, PT, PCdoB e PDT, vem em meio ao crescimento da pressão sobre o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para que ele coloque em votação alguma dessas peças, que apontam inúmeros crimes de responsabilidade.

O clamor pelo impeachment ganhou ainda mais força, tanto no meio político quanto na sociedade civil, durante esta semana, principalmente por conta da inoperância do governo no combate à pandemia, que culminou no colapso do sistema de Saúde de Manaus (AM).

Leia também: Inaugurado nas redes o placar do impeachment de Bolsonaro

"O presidente da República deve ser política e criminalmente responsabilizado por deixar sem oxigênio o Amazonas, por sabotar pesquisas e campanhas de vacinação, por desincentivar o uso de máscaras e incentivar o uso de medicamentos ineficazes, por difundir desinformação, além de violar o pacto constitucional entre União, Estados e Municípios. O Brasil está morrendo sufocado por este Presidente. Basta! Já passou da hora de o Congresso Nacional, representando a nação, reagir", diz o informe dos partidos sobre o pedido de impeachment, que está em elaboração e deve ser protocolado na volta do recesso parlamentar.

Leia também: STF atende PT e PCdoB e manda Bolsonaro enviar oxigênio para Manaus

Os partidos defendem, ainda, que o Congresso volte a funcionar imediatamente para que o impeachment seja pautado e para que os parlamentares aprovem medidas emergenciais de combate à crise instaurada pela pandemia.

Leia, abaixo, a íntegra do comunicado

Considerando a prática de crimes de responsabilidade em série, que resultaram na dor asfixiante do Amazonas e de milhares de famílias brasileiras, nossos partidos - Rede, PSB, PT, PCdoB e PDT - decidiram apresentar novo pedido de impeachment do Presidente Jair Bolsonaro. O presidente da República deve ser política e criminalmente responsabilizado por deixar sem oxigênio o Amazonas, por sabotar pesquisas e campanhas de vacinação, por desincentivar o uso de máscaras e incentivar o uso de medicamentos ineficazes, por difundir desinformação, além de violar o pacto constitucional entre União, Estados e Municípios. O Brasil está morrendo sufocado por este Presidente. Basta! Já passou da hora de o Congresso Nacional, representando a nação, reagir.

Defendemos, também, que o Congresso volte a funcionar imediatamente, para aprovar medidas que possam colaborar decisivamente para sanar os graves problemas que vitimam a população do Amazonas e de todo o Brasil.

Pedro Ivo Batista e Laís Garcia - Porta-vozes da Rede Sustentabilidade
Carlos Siqueira - Presidente do PSB
Gleisi Hoffman - Presidente do PT
Luciana Santos - Presidente do PCdoB
Carlos Lupi - Presidente do PDT
José Guimarães - Líder da Minoria na Câmara
Joenia Wapichana - Líder da Rede Sustentabilidade
Alessandro Molon - Líder do PSB
Enio Verri - Líder do PT
Perpétua Almeida - Líder do PCdoB
Wolney Queiroz - Líder do PDT
Carlos Zarattini - Líder da Minoria no Congresso Nacional

"Impeachment no futuro"

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), minimizou, mais uma vez, os apelos pelo impeachment do presidente Jair Bolsonaro durante coletiva de imprensa concedida na tarde desta sexta-feira ao lado do governador João Doria (PSDB-SP) e do deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP) – candidato de Maia à presidente da Câmara.

“Eu acho que esse tema de forma inevitável será discutido pela casa no futuro. Temos de focar no principal, que agora é salvar o maior número de vidas, mesmo sabendo que há uma desorganização e uma falta de comando por parte do ministério da Saúde”, disse o parlamentar.

A declaração foi dada pouco antes do presidente da Câmara ser desafiado pelo chefe do Executivo em rede nacional.

Bolsonaro aproveitou o espaço dado por José Luiz Datena no Brasil Urgente para disparar contra Doria e Maia. Sobre impeachment disse o seguinte: “Ficam falando em impeachment o tempo todo. 40 processos de impeachment. Rodrigo Maia, mostre o teor… Por que querem o meu impeachment?”.