“Posição humilhante”: Haddad ironiza falta de comando de Bolsonaro

O presidente havia decidido demitir o ministro da Saúde, Henrique Mandetta, mas recuou após fortes pressões

O ex-ministro da Educação, Fernando Haddad, fez uma publicação na noite desta segunda-feira (6) ironizando a posição do presidente Jair Bolsonaro diante da crise interna em seu governo ao redor do Ministério da Saúde.

“Nunca tinha visto um presidente se colocar em situação tão humilhante”, escreveu o candidato do PT à presidência nas eleições de 2018.

O presidente havia decidido demitir o ministro da Saúde, Henrique Mandetta, mas recuou após a pressão da ala militar do governo – em especial do ministro da Casa Civil e “presidente operacional”, Walter Braga Netto – e do Congresso Nacional.

A falta de comando do presidente virou assunto nas redes sociais. No domingo ele havia declarado que não tinha “medo de usar a caneta” e que ela seria usada contra pessoas que ” viraram estrelas e falam pelos cotovelos”. Mandetta revelou que chegou a esvaziar suas gavetas.

A exoneração seria publicada em edição extra do Diário Oficial na tarde desta segunda-feira logo após uma reunião com todos os ministros do governo e com o vice-presidente Hamilton Mourão. O DOU foi publicado sem a exoneração.

Desde a semana anterior se especula que o presidente esteja atuando como uma “monarca sem poder efetivo” com o sob intervenção de Braga Netto. Nesta segunda, apoiadores pediram para ele não virar “Rainha da Inglaterra”.

Avatar de Lucas Rocha

Lucas Rocha

Jornalista da Sucursal do Rio de Janeiro da Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Fazer jornalismo comprometido com os direitos humanos e uma perspectiva de justiça social exige apoio dos leitores. Porque se depender do mercado e da publicidade oficial de governos liberais esses projetos serão eliminados. Eles têm lado e sabem muito bem quem devem apoiar.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR