Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
22 de janeiro de 2020, 15h48

#StandWithGlenn: Norte-americanos se mobilizam contra perseguição ao jornalista no Brasil

Dois pré-candidatos à presidência dos Estados Unidos foram às redes em defesa de Glenn Greenwald

Glenn Greenwald - Foto: Reprodução/TVT

A denúncia apresentada pelo Ministério Público contra o jornalista Glenn Greenwald, mesmo após a Polícia Federal decidir não indiciá-lo, mobilizou uma hashtag no Twitter nesta quarta-feira (22) que contou com a participação de diversos cidadãos e políticos dos Estados Unidos, que se mostraram preocupados com a situação do editor do The Intercept Brasil.

Entre as figuras que compartilharam a hashtag #StandWithGlenn (Fique ao lado de Glenn), está Tulsi Gabbard, pré-candidata à presidência dos Estados Unidos pelo Partido Democrata. “Por anos, Glenn Greenwald expôs abusos nos mais altos níveis do governo e seu jornalismo investigativo merece nosso apoio. Se permitirmos que os poderosos silenciem esses jornalistas, nossa democracia e liberdade estarão em perigo”, tuitou.

O jornalista agradeceu o apoio da democrata. “Obrigado, Tulsi. Aprecio isso”, respondeu Glenn. O suporte de Gabbard fez com que diversos apoiadores da ex-major aderissem à tag em favor de Glenn.

“O governo brasileiro. está usando exatamente o mesmo manual do governo dos EUA. usado para cobrar Assange. Se você está bravo com esses dois indivíduos, mas não com o conteúdo do trabalho deles, está dizendo que os poderosos devem mentir para nós”, disse Christopher Tishlias.

Mais cedo, Bernie Sanders, pré-candidato que apareceu na primeira posição de pesquisa revelada pela CNN nesta quarta, também publicou uma mensagem sobre Glenn, apesar de não usar hashtag. “A imprensa livre nunca é tão importante quanto quando expõe as más ações dos poderosos. É por isso que o presidente Bolsonaro está ameaçando Glenn Greenwald pelo ‘crime’ de fazer jornalismo. Exorto o Brasil a encerrar seu ataque autoritário à liberdade de imprensa e ao Estado de Direito”, afirmou.

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum