sexta-feira, 30 out 2020
Publicidade

Ministério da Saúde anuncia dois novos casos suspeitos de coronavírus

Depois da divulgação de um caso suspeito em Belo Horizonte (MG), o Ministério da Saúde confirmou que há outros dois pacientes internados suspeitos de estarem infectados com o novo coronavírus (2019-nCoV) no Brasil. Os casos reportados são em Porto Alegre (RS) e em Curitiba (PR).

“O Ministério da Saúde informa que foi notificado, até às 17h desta terça-feira (28), de outros dois casos suspeitos do novo coronavírus no Brasil. Assim, no total, três casos suspeitos da doença são monitorados pelas autoridades de saúde brasileiras. Eles estão localizados em Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR), além de Belo Horizonte (MG), noticiado na manhã desta terça-feira (28). Os pacientes se enquadraram na atual definição de caso suspeito para nCoV-2019 (o novo coronavírus), estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ou seja, apresentaram febre e, pelo menos um sinal ou sintoma respiratório, e viajaram para área de transmissão local nos últimos 14 dias”, diz a nota.

No texto ao ministério ainda alerta que viagens à China devem ser evitadas, já que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que todo o território chinês é “considerado área de transmissão ativa da doença”.

A OMS ainda aumentou o grau de risco global do coronavírus para “elevado”, ao invés de moderado. Essa decisão deixou o mundo inteiro em alerta. O infectologista Marco Caseiro, em conversa com a Fórum considerou que a doença caminha para virar uma pandemia. “A gente está diante de um vírus pouco conhecido, nós não temos medicamento efetivo, não temos uma vacina. Nesse sentido, sempre traz um certo risco e o que nós temos de medidas é adotar um controle sanitário internacional, em portos, aeroportos”, afirmou.

 

Redação
Redação
Direto da Redação da Revista Fórum.