Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
04 de dezembro de 2019, 15h31

Weintraub terá de se explicar na Câmara sobre acusação de que universidades têm “plantações de maconha”

Governistas tentaram obstruir o requerimento, pois queriam que o ministro fosse convidado e não convocado para prestar esclarecimentos

Foto: Rafael Carvalho/Divulgação Casa Civil

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, será convocado pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados para prestar esclarecimentos a respeito de declarações concedidas em entrevista, no final de novembro.

Weintraub acusou as universidades públicas de possuírem “extensas plantações de maconha”, além de fazerem uso dos laboratórios para produzir drogas sintéticas, como metanfetaminas.

Não é sócio Fórum? Quer ganhar 3 livros? Então clica aqui.

O requerimento de convocação foi aprovado por 24 votos favoráveis contra 8. Com isso, o ministro deverá comparecer à comissão no dia 11 de dezembro.

Convocação ou convite

A convocação foi apresentada por parlamentares de oposição. Governistas tentaram obstruir o requerimento, pois queriam que Weintraub fosse convidado e não convocado para prestar esclarecimentos. O convite não obrigaria o ministro a comparecer à comissão.

Ainda em novembro, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) informou que iria abrir uma ação judicial contra Abraham Weintraub, pelas acusações sem provas feitas contra as instituições de ensino.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum