VARÍOLA DOS MACACOS

OMS declara Varíola dos Macacos emergência global; veja aqui os sintomas e como se proteger

Já foram relatados mais de 16 mil casos em 75 países, de acordo com o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus

Tedros Ghebreyesus.Créditos: Consenso Salud
Escrito en SAÚDE el

A varíola dos macacos foi declarada neste sábado (23), como emergência de saúde global pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Já foram relatados mais de 16 mil casos em 75 países, de acordo com o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, segundo a BBC.

"Decidi declarar uma emergência de saúde pública de alcance internacional", disse Tedros em entrevista coletiva, afirmando que o risco no mundo é relativamente moderado, exceto na Europa, onde ele é alto.

Tedros informou ainda que, com as ferramentas disponíveis, será possível controlar o surto e parar a transmissão.

Tedros tomou a decisão de emitir a declaração, apesar da falta de consenso entre os membros do comitê de emergência da OMS. Esta foi a primeira vez que o chefe da agência de saúde da ONU deu tal passo.

Veja abaixo os sintomas da Varíola dos Macacos:

febre

dor de cabeça

dores musculares

dor nas costas

gânglios (linfonodos) inchados

calafrios

exaustão

Dentro de 1 a 3 dias (às vezes mais) após o aparecimento da febre, o paciente desenvolve uma erupção cutânea, geralmente começando no rosto e se espalhando para outras partes do corpo.

As lesões passam por cinco estágios antes de cair, segundo o Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos. A doença geralmente dura de 2 a 4 semanas.

Como se proteger

O uso de máscaras, o distanciamento e a higienização das mãos são formas de evitar o contágio pela varíola dos macacos.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reforçou a adoção dessas medidas, frisando que elas também servem para proteger contra a Covid-19.

"Tais medidas não farmacológicas, como o distanciamento físico sempre que possível, o uso de máscaras de proteção e a higienização frequente das mãos, têm o condão de proteger o indivíduo e a coletividade não apenas contra a Covid-19, mas também contra outras doenças", disse a agência.