REDES SOCIAIS

Data Fórum: Encontro com Deolane fez Lula furar a bolha na rede

Entre os lulistas, a decisão da ONU foi destaque, mas formou-se uma nova comunidade a favor de Lula com infleunciadores

Créditos: Reprodução/Instagram
Por
Escrito en TECNOLOGIA el

A análise das redes desta quarta-feira (27) mostra que o encontro de Lula com a influenciadora Deolane Bezerra continuou repercutindo nas redes. O monitoramento feito pela plataforma de dados da Revista Fórum, Data Fórum, com base em 694.277 postagens públicas do Twitter, revela que o ex-presidente conseguiu formar uma nova comunidade a seu favor, com inflenciadores, que repercutiram o encontro do petista e Lula. Enquanto os lulistas foram responsáveis por 30% das menções aos ex-presidente, esse novo grupo foi responsável por 12%, com menções favoráveis. 

Bolsonaro mais uma vez teve maior volume de presença na rede com 44% das postagens que mencionam os presidenciáveis. O bolsonarismo segue atacando o STF, com destaque para o tuite de Silas Malafaia: “O STF não tem saída. Ou acata o decreto de Bolsonaro, ou Bolsonaro vai convocar as Forças Armadas”.
 

Bolsonaristas (preto) - 44%
Um dos destaques do bolsonarismo foi uma crítica à Globo, afirmando que a emissora favorece Lula e que Luciano Huck perdeu dinheiro com as mudanças na Lei Rouanet. Houve comemoração do ato de Bolsonaro pela "liberdade" e seu encontro com personagens populares, além de novos ataques ao STF.

Principal tuite 

Lulistas (verde) - 30%
A principal temática do agrupamento lulista foi a vitória do ex-presidente na ONU sobre Sergio Moro. Houve reclamação a respeito da pequena cobertura da mídia tradicional sobre o fato. Ainda repercutiu o ato falho do Bolsonaro: “temos um chefe do Executivo que mente”.

Principal tuite 

Lula + influencers (laranja) - 12%
Lula foi agregado a uma comunidade diferente da que costuma figurar. Nos levantamentos anteriores, Lula sempre esteve com sua base mais próxima de apoiadores. Mas ontem ficou no mesmo grupo que influenciadores de rede. Alguns dos destaques mencionaram encontro com a influenciadora Dra. Deolane. Outros comentam a fala de Lula sobre os robôs de Arthur Aguiar do BBB.

Principal tuite 

 

Lavajatistas (azul) - 3%
O agrupamento lavajatista centrou suas críticas no PT e no Lula, mas também retuitou O Antagonista com uma fala de João Doria sobre o ex-presidente, afirmando que Lula “tem passado”. O foco desse grupo é a defesa do ex-juiz Sergio Moro.  

Principal tuite 

 

Ciristas (rosa) - 3%
O principal destaque da comunidade cirista foi a participação de Ciro Gomes na Marcha dos Prefeitos, em Brasília. Ainda foi destaque a condenação de Moro na ONU e a fala do Lula: ‘Não tenho que ser esquerda, direita ou centro, tenho que ser presidente’.

Principal tuite