SUSPENSO

Telegram é banido na Apple Store; o mesmo deve ocorrer na Play Store

O aplicativo de mensagens se recusou a fornecer dados de grupos neonazistas à Justiça e foi suspenso

Telegram é banido na Apple Store; o mesmo deve ocorrer na Play Store.Créditos: Divulgação
Escrito en TECNOLOGIA el

A Justiça federal do Espírito Santo determinou nesta quinta-feira (27) que o aplicativo de mensagens Telegram seja suspenso. Isso ocorre porque a empresa se recusou a fornecer dados de grupos neonazistas à Polícia Federal. 

O cofundador do Telegram, Pavel Durov, declarou que as informações solicitadas pela PF "são impossíveis de se obter" e também afirmou que para defender "o direito à comunicação privada" a empresa pode deixar o Brasil.  

"No Brasil, um tribunal solicitou dados que são tecnologicamente impossíveis de obter. Estamos recorrendo da decisão e aguardando a resolução final. Não importa o custo, defenderemos nossos usuários no Brasil e seu direito à comunicação privada", disse Durov. 

O cofundador do aplicativo também afirmou que o aplicativo pode deixar o Brasil. "No passado, países como China, Irã e Rússia proibiram o Telegram devido à nossa posição de princípio sobre a questão dos direitos humanos. Tais eventos, embora infelizes, ainda são preferíveis à traição de nossos usuários e às crenças nas quais fomos fundados". 

Segundo a Polícia Federal, a demora do Telegram para fornecer os dados permitiu que os grupos neonazistas que estão sendo investigados fossem excluídos. 

O Telegram está fora do ar desde a noite desta quinta. 


Apple Store bane Telegram 

 

A reportagem da Fórum checou na manhã desta sexta-feira (28) a disponibilidade do aplicativo na Apple Store (iPhone) e Play Store (Android).

Na loja de aplicativos do iPhone, o Telegram já não está mais disponível. 

Na Apple Store o Telegram não está mais disponível


Porém, na Play Store, loja de apps de todos os celulares com sistema operacional Android, o Telegram segue disponível. Mas, deve cair nas próximas horas.

Na Play Store o Telegram permanece disponível


 

Temas