JOÃO DONATO

Lula homenageia João Donato: “um de nossos maiores e mais criativos compositores”

Morte do músico de 88 anos foi confirmada pela sua família; Donato nos deixou canções como “Amazonas”, “Lugar Comum”, “Bananeira” entre outras

Lula e João Donato.Créditos: Ricardo Stuckert/Ekaterina Bashkirova/Divulgação/Montagem
Escrito en CULTURA el

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestou sua homenagem ao pianista e compositor João Donato, que faleceu na madrugada desta segunda-feira (17), no Rio de Janeiro. De acordo om o presidente, nossa música perdeu “hoje um de nossos maiores e mais criativos compositores”.

Lula lembrou que “João Donato via música em tudo. Inovou, passou pelo samba, bossa nova, jazz, forró e na mistura de ritmos construiu algo único. Manteve-se criando e inovando até o fim. Que encontre a paz que tanto cantou. Sua música permanecerá conosco”.

“João Donato, pianista, acordeonista, cantor e compositor, foi um dos gênios da música brasileira. Perdemos hoje um de nossos maiores e mais criativos compositores. Nascido no Acre, foi no Rio de Janeiro que construiu sua trajetória e marcou a história da música em nosso país, com composições que correram o mundo. João Donato via música em tudo. Inovou, passou pelo samba, bossa nova, jazz, forró e na mistura de ritmos construiu algo único. Manteve-se criando e inovando até o fim. Que encontre a paz que tanto cantou. Sua música permanecerá conosco. Meus sentimentos aos familiares, amigos, músicos que nele se inspiraram e fãs no mundo todo.”

João Donato

O cantor, compositor e pianista João Donato morreu na madrugada desta segunda-feira (17), no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela família do músico.

Donato era um dos últimos gênios da Bossa Nova ainda vivos. Pianista, acordeonista, arranjador, cantor e compositor nasceu em 1934 em Rio Branco, no Acre.

O músico, que recentemente teve uma infecção nos pulmões, morreu em decorrência de uma série de problemas de saúde.

Autor de vasta discografia, foi parceiro de vários grandes nomes da nossa música como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque.