ELEIÇÕES 2022

Record encomenda pesquisa que coloca Tarcísio atrás de Haddad e comemora: "segundo turno"

Emissora de Edir Macedo fez chamada comemorativa sobre pesquisa que mostra um eventual segundo turno entre Fernando Haddad e o candidato de Jair Bolsonaro.

Tarcisio Gomes em evento do Republicanos.Créditos: Facebook
Escrito en MÍDIA el

A TV Record encomendou uma pesquisa ao governo de São Paulo ao instituto Real Time Big Data que mostra o candidato de Jair Bolsonaro (PL), o ex-ministro Tarcísio Gomes de Freitas, do Republicanos - braço político da Igreja Universal -, com 20% das intenções de votos, atrás de Fernando Haddad (PT), que tem 34% no levantamento.

O resultado ganhou letras garrafais no R7, portal da emissora de Edir Macedo, com uma chamada comemorativa: "Em SP, Tarcísio atinge 20% das intenções de voto ao governo e enfrenta Haddad no segundo turno".

Em votos válidos na pesquisa telefônica, Haddad tem 45,9% dos votos válidos, diferentemente do que mostra os estudos presenciais, como a Quaest divulgada na semana passada em que o petista aparece com 52,2% dos votos válidos, vencendo a disputa no primeiro turno.

Segundo o Real Time Big Data, Rodrigo Garcia (PSDB) vem em terceiro com 16%, seguido de Vinicius Poit (Novo), com 2%, e Abraham Weintraub (Brasil 35) e Elvis Cezar (PDT), ambos com 1%. Os demais não pontuaram. Brancos e nulos são 15% e indecisos 11%.

Em outro cenário estimulado, com apenas três pré-candidatos, Haddad tem 35%, Tarcísio, 21%, e Rodrigo Garcia, 18%. Brancos e nulos somaram 15%, e não sabe/não respondeu, 11%.

Na simulação de segundo turno entre Haddad e Tarcísio, o petista venceria com 38% dos votos, e o ex-ministro, ficaria com 29%. 

Em eventual segundo turno contra Rodrigo Garcia, Haddad teria os mesmos 38% dos votos, e o governador, 24%.

A pesquisa foi realizada com 1.500 entrevistados entre os dias 8 e 9 de julho, por telefone. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança, de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número SP-05804/2022.