PARADA LGBTQIA+

A Paulista explode com a força da democracia e das diversidades

A principal avenida de São Paulo volta a ser apropriada pelas forcas que não apenas expressam as reivindicações de gênero, mas têm no Fora Bolsonaro seu grito mais alto

Parada 2022.Créditos: Reprodução/Twitter ParadaSP
Escrito en OPINIÃO el

Depois da contenção obrigatória de dois anos, a Avenida Paulista voltou hoje a explodir com a força colorida da diversidade e da democracia. A principal avenida de São Paulo, que já tinha sido disputada pela esquerda e pela direita, volta a ser apropriada pelas forcas que não apenas expressam as reivindicações de gênero, mas têm no Fora Bolsonaro seu grito mais alto.

Desde cedo, no hotel, uma Drag Queen veio convocar a todos para a Parada, distribuindo pirulitos coloridos para todos. Significativo que idosos e crianças foram tirar fotos com ela, revelando a solidariedade com a luta deles.

Que não se limitou às reivindicações dos LFBTQIA+, mas como é perfeitamente compreensível, incorporou outras demandas de todos os que lutam contra a regime despótico e selvagem que ainda governa o Brasil.

É um movimento de muitos movimentos, tendo como eixo a reivindicação de que “toda forma de amor vale a pena”, da liberdade de escolha, do respeito à diversidade.

Todo o trânsito da região da Avenida Paulista ficou fechado, se estendendo pela Consolacao, chegando ao centro da cidade – Avenidas Ipiranga e São João. É uma linda festa em que a São Paulo democrática se expressa, pela alegria e a solidariedade.

Demonstra quanto se avançou na afirmação da diversidade de gênero e como esses avanços não tem retrocesso. Não importa que o governo e seus adeptos se incomodem. Não poderão explorar esses hábitos com a defesa da família, porque essas questões cruzam as famílias de um lado a outro da sociedade.

O Fora Bolsonaro dava o caráter mais geral das lutas, porque sobre o governo se concentra a energia de todos que querem realizar suas necessidades, em um pais ainda opressivo, que se tem que conviver com o discurso de ódio e de violência. Triste o pais que tem que reivindicar a paz, a diversidade, a liberdade.