ELEIÇÕES 2022

FHC pode apoiar Lula no primeiro turno se Doria for rifado, diz colunista

Além do ex-presidente, outros tucanos podem seguir com Lula já no primeiro turno

Lula e FHC se reuniram em maio de 2021.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) e outros dirigentes históricos do PSDB podem apoiar o ex-presidente Lula (PT) já no primeiro turno das eleições de 2022 caso o partido abra mão da pré-candidatura presidencial do ex-governador paulista João Doria.

Segundo informações do colunista Guilherme Amado, do Metrópoles, uma ala mais tradicional do PSDB estaria disposta a seguir com Lula já no primeiro turno. Além de FHC, que se reuniu com o ex-presidente petista em maio de 2021, o ex-senador Aloysio Nunes e o ex-governador amazonense Arthur Virgílio Neto poderiam seguir por esse caminho. Virgílio chegou a disputar as prévias tucanas.

Isolado no partido, Doria pode ser rifado em prol de uma aliança com outras legendas de centro-direita. Essa movimentação abalaria a unidade tucana e faria com que os quadros mais antigos pudessem seguir com Lula.

Em entrevista concedida ao Correio Braziliense em agosto de 2021, FHC defendeu uma candidatura própria do PSDB, mas já sinalizava uma possível adesão a Lula.

"No momento, eu penso que a de Lula é menos traumática para o Brasil, de forma direta. Isso não quer dizer que eu não queira uma via pelo PSDB, claro que eu desejo, mas uma coisa é você desejar e trabalhar neste sentido, e outra coisa é analisar a realidade. Assim, por ora, entre Lula e Bolsonaro, acredito que o Lula seja melhor", disse, ao comentar sobre a disputa do petista contra o presidente Jair Bolsonaro (PL).

Lula terá como vice em sua chapa o ex-governador Geraldo Alckmin, que trocou o PSDB pelo PSB recentemente para compor com o ex-presidente.