SERGIO MORO

Após rifar Moro da disputa presidencial, União Brasil espera votação recorde na Câmara

Apesar do otimismo exagerado, Moro pode acabar nem sendo candidato por ter mudado domicílio eleitoral de forma irregular

Sergio Moro.Créditos: Eduardo Matysiak
Escrito en POLÍTICA el

O União Brasil tem perspectivas bastante otimistas para a possível candidatura do ex-juiz Sergio Moro à Câmara dos Deputados após ter rifado o ex-ministro da disputa presidencial.

Segundo a coluna Painel, da Folha, partido que surgiu da fusão do DEM com o PSL espera que Moro conquiste 3 milhões de votos nas eleições de outubro e se torne o parlamentar mais votado do país. O número exagerado é usado por dirigentes para tentar convencê-lo a disputar a Câmara.

O otimismo da legenda não leva em conta a possibilidade de Moro sequer seja candidato em outubro. O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) deu prosseguimento a uma ação movida pelo PT de São Paulo que questiona a mudança de domicílio eleitoral do pré-candidato.~

O TRE deu um prazo de 10 dias para o ex-juiz explicar a mudança. 

Na ação, o PT chama atenção para o fato de que, apesar da transferência de domicílio eleitoral ter ocorrido dentro do prazo, Moro não mora em São Paulo, mas sim no Paraná. Tanto é que o ex-juiz apresenta o endereço do Hotel Intercontinental como o seu domicílio paulista. 

A petição apresenta uma contradição: apesar de transferido o seu endereço eleitoral para São Paulo, as atividades profissionais de Moro ocorrem no Paraná. Dessa maneira, o ex-juiz não tem laços profissionais com o estado de São Paulo, o que é exigido pela lei eleitoral. 

Além de apresentar documentos que provam que a vida profissional de Moro se dá no estado do Paraná, a ação também recorreu às redes sociais do ex-juiz para revelar que ele só possui relação de afeto com o estado natal e que não há menção alguma ao estado paulista. A única menção ao estado de São Paulo é uma foto do clássico sanduíche de mortadela no Mercado Municipal, o que configura turismo

Na mira da Procuradoria Eleitoral 

Em outra frente, a mudança de domicílio eleitoral de Moro também é alvo da Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo (PRE-SP), que enviou ao Ministério Público Eleitoral (MPE) do estado uma notícia-crime sobre o fato. Ele declarou à Justiça Eleitoral mudança de domicílio para São Paulo com o objetivo de disputar o pleito eleitoral pelo estado. 

A legislação eleitoral exige que, para um candidato declarar novo domicílio eleitoral, ele deve morar no local há pelo menos três meses e comprovar vínculo com o estado em questão. 

A Procuradoria Eleitoral, no entanto, afirma que Moro, ao mudar o domicílio eleitoral para São Paulo sem comprovar vínculo com o estado, comete crime tipificado no código 289 do Código Eleitoral, que trata de "inscrever-se fraudulentamente eleitor”.