ELEIÇÕES 2022

Campanha faz efeito, mas número de jovens com título de eleitor ainda é menor que em 2018

Mobilização contou com o apoio de artistas como Anitta e Leonardo DICaprio, que usaram as redes sociais para incentivar os jovens a participarem das eleições

Créditos: Agência Brasil/Arquivo
Escrito en POLÍTICA el

A campanha de incentivo aos jovens para tirarem o título de eleitor surtiu efeito e a Justiça Eleitoral bateu recordes de novos cadastros nos primeiros três meses de 2022. Mas, o número de adolescentes com 16 e 17 anos aptos a votarem ainda é menor do que o verificado nas últimas duas eleições gerais (2014 e 2018).  

De acordo com dados da Justiça Eleitoral, até março deste ano 1,051 milhão de cidadãos com idade entre 16 e 17 anos estavam habilitados para votar. Em 2018, eram 1,5 milhão e, em 2014, de 1,8 milhão. 

Em 2014, a taxa de eleitores habilitados em março para votar era de 42,3% maior do que o índice registrado neste ano; em 2018, ano em que Jair Bolsonaro (PL) foi eleito presidente, a quantidade de títulos eleitorais aptos para esta faixa etária era 30,7% maior. 

O prazo para os jovens tirarem o Título Eleitoral termina nesta quarta-feira (4) e aqui você confere como tirar o título.  

 

Leonardo DiCaprio entra na campanha 

 

Além de artistas como a cantora Anitta, a campanha de mobilização para que os jovens tirem o títuo eleitor ganhou um apoio de peso, no caso, o ator Leonardo DiCaprio, que usou as suas redes para incentivar os jovens a participarem do processo eleitoral e que o futuro do Brasil e do mundo está nas mãos deles. 

Por meio de seu perfil no Twitter, DiCaprio afirma que a participação dos jovens é de fundamental importância para promover a mudança e proteger a Amazônia e outros ecossistemas. 



Em seu tuíte, Leonardo DiCaprio divulga o site da campanha "Olha o barulhinho", promovida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e que apresenta o passo a passo para os jovens tirarem o seu título. 

Obviamente o ator se tornou alvo de ataques da extrema direita, mas não se intimidou e voltou às redes sociais, nesta segunda-feira (2), para incentivar, mais uma vez, os jovens brasileiros a tirarem o título de eleitor. 

Desta vez, o astro de Hollywood fez uma postagem em português agradecendo àqueles que já regularizam o título. Ele aproveitou para deixar o link de campanhas que ensinam a tirar o título de eleitor online, com o intuito de incentivar os jovens brasileiros que ainda não o fizeram. 

 

A cantora e compositora Anitta e a advogada e cantora Juliette Freire, campeã do BBB21, usaram de sua enorme influência nas redes sociais para reforçar uma campanha que tem sido feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para aumentar a participação de jovens de 16 a 18 anos nas eleições de outubro. O número de títulos de eleitor tirados pelos mais jovens - que tem voto facultativo - tem sido bem inferior ao esperado. 

"O voto é uma das melhores maneiras de expressar nossa voz dentro da democracia, talvez a mais poderosa. Fico muito triste com a informação que o número de adolescente de 16 e 17 anos que tiraram o título é um dos mais baixos da história. Tirar o título é simples no site do TSE", escreveu Juliette no Twitter.

Anitta, por sua vez, compartilhou o passo a passo do TítuloNet. "Tem 16 ou 17 anos ou fará 16 anos ATÉ 02 de Outubro? Mudou de cidade e quer votar para o novo presidente do Brasil? Então, fique sabendo que é muito fácil tirar ou transferir o título hoje em dia! É tudo online e não precisa de biometria! É só pesquisar TituloNet e seguir o passo a passo! O prazo final é 04 de maio, não deixe para a última hora!", escreveu.

 

Título de eleitor: onde tirar, como transferir e regularizar

 

Em outubro os brasileiros vão às urnas para eleger presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. Eventual segundo turno será realizado no dia 30 de outubro.

O eleitor tem até o dia 4 de maio, 151 dias antes do pleito, para realizar operações de transferência do local de votação e revisão de qualquer informação constante do Cadastro Eleitoral. Quem tem mais de 18 anos e ainda não possui título eleitoral também tem até este dia para solicitar a emissão do documento pela internet. 

Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que queiram votar em outra seção ou local de votação da sua circunscrição têm entre os dias 18 de julho e 18 de agosto de 2022 para informar a Justiça Eleitoral.

Para tirar o seu título, clique aqui.