ELEIÇÕES 2022

Eleitor de Bolsonaro é masculino, branco, heterossexual e rico, diz DataFolha

Levantamento também aponta que os eleitores do presidente apoiam o aumento do Auxílio e não acreditam em golpe

Eleitor de Bolsonaro é masculino, branco, heterossexual e rico, diz DataFolha.Créditos: Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

Recorte do último levantamento DataFolha revela como pensa o eleitorado de Jair Bolsonaro (PL), que disputa a reeleição. Nove em cada dez eleitores do presidente não acreditam que ele vá dar um golpe e quase sete acreditam que ele aumentou o Auxílio Brasil para ajudar quem precisa e não para ganhar votos. 

De acordo com o instituto, no geral, o eleitorado de Bolsonaro é composto por homens, branco, heterossexual, evangélico, mais velho, mais rico e mais escolarizado e dentro deste contingente, 90% vão votar no mandatário e afirmam que ele não vai dar um golpe. 

Quase metade dos eleitores de Bolsonaro (46%) classificam como ruim ou péssimo o trabalho do Supremo Tribunal Federal (STF). 

Os votantes em Bolsonaro também são muito presentes nas redes sociais: 76% deles tem alguma conta e 84% têm aplicativos de mensagem. No universo dos eleitores de Lula a porcentagem é 64% e74%, respectivamente. 

Além disso, os eleitores de Bolsonaro são mais engajados: 38% seguem os perfis do atual mandatário, contra 25% do Lula. A maioria também não parou de falar de política ou de publicar sobre com amigos e familiares, nem saiu de grupos por causa de política: 54% contra 43% de Lula. 

Por fim, 54% acreditam que o valor de R$ 600 do Auxílio Brasil é suficiente e que o aumento dos benefícios como Vale Gás e auxílio aos caminhoneiros e taxistas foi para ajudar (66%) e não para ganhar votos (opinião de 80% dos lulistas).

Temas