Aécio reage a encontro entre Lula e FHC: "Nunca foi e não será opção no PSDB"

Reações do partido forçaram uma explicação do ex-presidente tucano sobre a conversa

Foto: Wilson Dias/Agência Aécio Neves - Brasil
Escrito en POLÍTICA el

O deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) foi mais um dos integrantes da legenda que reagiu de forma negativa ao encontro realizado entre os ex-presidente Lula (PT) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Dessa maneira, ele se junta ao presidente da legenda, Bruno Araújo, e ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

"O PSDB deve continuar a busca de uma candidatura ao centro, e há sinais claros de que além dos nomes colocados até aqui, o senador Tasso (Jereissati) começa a considerar realmente uma candidatura. Lula nunca foi, e não acredito que será uma opção para o PSDB", disse Aécio ao jornalista Lauriberto Pompeu, do Estado de S.Paulo.

Outras figuras do partido também reagiram. "Não faz bem a um potencial candidato do PSDB”, disse o presidente do PSDB, Bruno Araújo. "Conversar com todos é premissa de quem deseja o fim do 'nós contra eles'. Mas eu não aceito que o Brasil ande pra trás. Confio que FH tb não”, disse o governador Eduardo Leite, que apoiou Bolsonaro no segundo turno de 2018.

As reações fizeram com que FHC respondesse. "PSDB deve lançar candidato e o apoiarei; se não o levarmos ao segundo turno, neste caso não apoiarei o atual mandante, mas quem a ele se oponha, mesmo o Lula”, disse em seu perfil no Twitter.

O vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PL-AM), criticou a reação dos tucanos em indireta. "“É lamentável a pequenez de alguns líderes do campo democrático. Independente de compromissos eleitorais, criticar um gesto de civilidade democrática entre dois ex-presidentes é de uma miopia política impressionante em qualquer tempo, mais ainda em tempos de ataques a democracia”, escreveu Ramos.

Temas