#Fórumcast, o podcast da Fórum
07 de outubro de 2019, 15h11

Gilmar Mendes participa do Roda Viva nesta segunda-feira

Na última semana, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) criticou a Lava Jato no plenário da Corte e pediu que a PGR atestasse a veracidade dos diálogos da Vaza Jato

Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O programa Roda Viva desta segunda-feira (7), às 22 horas, na TV Cultura, contará com a presença do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Na conversa, Gilmar deve falar sobre a Lava Jato, na qual ele adotou um tom duro no plenário do Supremo, e a respeito da revelação feita pelo ex-Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, de que teria entrado armado na sede do STF e tentado matar o ministro.

Na última quarta-feira (2), Gilmar destruiu a Lava Jato durante sessão que formou o entendimento de que réus delatados na operação devem fazer suas considerações finais após os delatores. O ministro citou no plenário as reportagens da Vaza Jato publicadas peloThe Intercept Brasil e outros veículos e criticou, de forma dura, a atuação do procurador Deltan Dallagnol, coordenador da Lava Jato. Ele disse que a operação torturava os investigados, desrespeitava o processo penal, perseguia ministros do Supremo e articulava um projeto político.

“Hoje se sabe de maneira muito clara que usava-se a prisão provisória como elemento de tortura. E quem defende tortura não pode ter assento na Suprema Corte do Brasil”, declarou o ministro, em uma de suas mais duras críticas à Lava Jato e em uma clara referência ao ex-juiz Sérgio Moro. Na sexta-feira (4), ele pediu que a PGR atestasse a veracidade das mensagens.

Bancada

O episódio de Janot também deverá ser comentado na entrevista, que terá a bancada formada por Dora Kramer, colunista da Revista Veja; Márcio Falcão, editor do Vortex Media; Vera Magalhães e Josias de Souza, comentaristas da Rádio Jovem Pan; e Eduardo Scolese, editor de Poder da Folha de S. Paulo. Além da apresentadora Daniela Lima e do cartunista Paulo Caruso.

Gilmar Mendes


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum