Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
04 de fevereiro de 2020, 16h28

Haddad parabeniza Petra Costa por Democracia em Vertigem: “Incomodou o establishment global”

A cineasta foi alvo de ataques das milícias virtuais bolsonaristas e da própria Secretaria de Comunicação do Governo Federal

Foto: Eduardo Matysiak

O ex-ministro Fernando Haddad foi às redes nesta terça-feira (4) defender a cineasta Petra Costa, diretor do documentário “Democracia em Vertigem” – que concorre ao Oscar -, após a onda de ataques que ela sofreu na segunda-feira. Até mesmo a Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo Federal chegou a postar um vídeo chamando Costa de “anti-brasil”.

“Fazia muito tempo que eu não via alguém incomodar tanto o establishment global. Parabéns Petra!!#DemocraciaEmVertigem!!”, publicou no Twitter o candidato do PT nas eleições presidenciais de 2018.

A ex-presidenta Dilma Rousseff e artistas como Daniela Mercury, Chico Buarque e Caetano Veloso também usaram as redes para repudiar a atuação da Secom. “O insulto mais grave da Secom a Petra Costa foi acusá-la de militante anti-Brasil no exterior. Isto é não só mentira, como também uma inversão absoluta da realidade. Não há em nosso país ninguém mais anti-Brasil e mais pernicioso à nossa imagem no exterior do que Bolsonaro”, escreveu Dilma.

O vídeo publicado pelo órgão do governo veio como resposta a uma entrevista concedida por Petra ao jornalista Hari Sreenivasan, no programa Amanpour & Company, da rede PBS. A secretaria distorce algumas das declarações de Costa e coloca uma tarja escrito “Fake News” mesmo em trechos em que ela expressa uma opinião, e não uma informação “jornalística”.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, no entanto, defendeu a secretaria. “A imagem não só do presidente mas de todo o Brasil está sendo queimada no exterior e isso traz prejuízos reais a todos os brasileiros. Se não é papel da Secom reverter as merdas que estes irresponsáveis vem fazendo, então não sei qual é”, tuitou.

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum