Cartum de Laerte feito em 2020 volta a circular diante da situação de Manaus: "Faz sentido também agora"

Cartunista resgatou o desenho publicado quando Bolsonaro incentivou seguidores a "fiscalizarem" hospitais para ilustrar a postura do governo Bolsonaro diante do drama vivido na capital amazonense

Cartum de Laerte Coutinho
Escrito en REDES SOCIAIS el

Em meio ao drama vivido pela população de Manaus (AM), cujo sistema hospitalar está colapsado diante da explosão de casos de Covid-19, com pessoas morrendo, inclusive, por falta de oxigênio, voltou a circular nas redes sociais um cartum fatídico da artista Laerte.

O desenho representa o presidente Jair Bolsonaro sufocando um paciente de hospital com um travesseiro. O cartum foi publicado, originalmente, em junho, quando o chefe do Executivo incentivou seguidores a "fiscalizarem" unidades de saúde, sugerindo que os leitos para Covid-19 não estariam lotados.

Leia também - Bolsonaro: “Amazonas se resume grande parte a Manaus”

"Fiz esse desenho quando ele estimulou os seguidores a invadir hospitais. Faz sentido também agora, com a falta de oxigênio em Manaus. Uma conduta criminosa", escreveu Laerte em seu perfil do Twitter.

https://twitter.com/LaerteCoutinho1/status/1349827102217031686

Caos e colapso

A capital amazonense vivencia cenas estarrecedoras, com relatos de inúmeros pacientes morrendo nos hospitais por conta da falta de oxigênio. O governo do Amazonas decretou toque de recolher por dez dias em todo o estado, das 19h às 6h, para tentar frear o avanço da pandemia de Covid-19.

Até o momento, a única atitude que o governo Bolsonaro tomou com relação à Manaus foi enviar um ofício à secretaria de Saúde da cidade para que seja difundido o "tratamento precoce" contra a Covid-19 e a distribuição de cloroquina - substância que não tem sua eficácia comprovada contra a doença causada pelo coronavírus.

O PT informou, na noite desta quinta-feira (14), que vai entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para que a Corte obrigue o governo de Jair Bolsonaro a tomar medidas urgentes para conter o caos instaurado na cidade.

Na ação, encaminhada ao ministro Ricardo Lewandowski, o PT pede para que o Supremo obrigue o Ministério da Saúde a abastecer os hospitais de Manaus com oxigênio e outros suprimentos que faltam em até 24 horas.

“Mais uma vez temos que recorrer à Justiça diante da omissão, inoperância e chacotas do governo Bolsonaro ao colapso pré-anunciado de Manaus”, afirma o ex-ministro da Saúde e deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP).

Temas