SURTO EPIDÊMICO

Varíola dos Macacos: Ministério da Saúde anuncia compra de antiviral de combate à doença

O Brasil já registra mais de mil casos; o estado de São Paulo notificou infecção em crianças

Varíola dos Macacos: Ministério da Saúde anuncia compra de antiviral de combate à doença.Créditos: Agência Brasil
Escrito en SAÚDE el

O ministro da Saúde Marcelo Queiroga, por meio do seu perfil nas redes sociais, anunciou que o Brasil vai receber um antiviral, o tecovirimat, para combater o surto de varíola dos macacos no país. 

Estudo publicado na revista científica "The Lancet", aponta que o antiviral tecovirimat se mostrou promissor em reduzir a duração dos sintomas e o tempo em que pacientes com a Varíola dos Macacos são capazes de infectar outras pessoal. 

De acordo com o estudo publicado na Lancet, os pacientes que receberam o antiviral tiveram um tempo menor de sintomas e expeliu o vírus por menos tempo pelo trato respiratório superior (nariz, faringe, laringe e parte superior da traqueia). 

Segundo o Ministério da Saúde, até este momento o Brasil registra 1.369 casos de Varíola dos Macacos. O estado de São Paulo é a região que concentra a maioria dos casos com 1.031 notificações. 

Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde da cidade de São Paulo confirmou na semana passada três casos de Varíola dos Macacos em crianças. Segundo a pasta, as três estão sendo monitoradas e estão bem.