MEDO

Maior usina nuclear da Europa, na Ucrânia, está em chamas

Incêndio em Zaporizhzhya foi confirmado pelo governo de Kiev. Explosão do reator teria impacto dez vezes maior que Chernobyl, dizem cientistas

ABC News (Reprodução).
Escrito en GLOBAL el

A usina nuclear de Zaporizhzhya, na Ucrânia, está em chamas. A informação foi confirmada pelo governo de Kiev e por agências internacionais de notícias. Cientistas temem que o reator atômico possa explodir, o que causaria uma tragédia com potencial dez vezes maior do o acidente nuclear de Chernobyl, ocorrido em 1986 também na Ucrânia, que à época era parte da União Soviética.

O prefeito da cidade de Enerhodar, onde fica a planta da usina, Dmitri Orlov, disse há pouco que as chamas podem ser vistas de longe e confirmou que combates entre tropas russas e ucranianas ocorrem nas proximidades da área de Zaporizhzhya, que é responsável pelo fornecimento de 30% da energia elétrica do país.

“Há mais de uma hora que duram combates ferozes nas proximidades da central nuclear de Zaporizhzhya. Nossas Guardas Nacionais mantêm a defesa. Sabe-se sobre as vítimas, mas o número exato e a condição nessas circunstâncias ainda não podem ser nomeados”, disse Orlov.

As últimas informações dão conta de que um coluna de tanques russos se encaminhava para área da usina nuclear e fontes militares suspeitam que eles estejam se preparando para dominar o local, tirando o controle das autoridades ucranianas.

A cientista nuclear Cheryl Rofer, que por 35 anos trabalhou no Laboratório Nacional de Los Alamos, nos EUA, disse por meio das redes sociais, minutos após a notícia das chamas se espalhar, que uma explosão no reator de Zaporizhzhya é improvável.