Gleisi diz que impeachment de Bolsonaro "faz parte do compromisso de Baleia Rossi"

Declaração dada pela presidenta do PT fez com que o presidente do PP, senador Ciro Nogueira, questionasse publicamente o deputado

Najara Araujo/Câmara dos Deputados
Escrito en POLÍTICA el

A presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), afirmou neste domingo que o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), candidato à presidência da Câmara apoiado por Rodrigo Maia (DEM-RJ) e partidos de oposição, se comprometeu a aceitar um dos 62 pedidos de impeachment apresentados contra o presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido).

LEIA TAMBÉM: Baleia Rossi diz que vai analisar pedidos de impeachment de Bolsonaro e cobra Arthur Lira

A declaração da parlamentar foi dada no Twitter ao comentar sobre a nota emitida pelo Ministério da Saúde no sábado em que afirma que recebeu uma proposta de compra de vacinas da farmacêutica Pfizer, mas negou o acordo por "cláusulas leoninas e abusivas que foram estabelecidas pelo laboratório" e pela "frustração que a empresa causaria aos brasileiros".

"Essa nota é pura confissão de culpa, perdemos 70 milhões de doses nessa brincadeira! Criminoso, Bolsonaro estaria no banco dos réus em qualquer lugar do mundo", afirmou a deputada no Twitter.

"Continuamos na luta exaustiva pra que o impeachment seja aberto, lembrando que faz parte do compromisso de Baleia Rossi", completou a dirigente petista. O PT decidiu compor o bloco do deputado na disputa pela Mesa Diretora da Câmara junto a PCdoB, PSB, PDT e Rede e outras legendas de direita e centro-direita.

Há duas semanas, Hoffmann e Rossi tiveram uma rusga pública após o candidato declarar em entrevista que o compromisso pelo impeachment seria uma "mentira".

“Dar resposta a crimes do Executivo é o item 3.6 do compromisso de Baleia Rossi c/ oposição. Inclui analisar denúncias de crimes do presidente da República, mesmo q ñ haja acordo p/ aprovar impeachment. Ao negar o q tratamos e fechar essa possibilidade, Baleia perderá votos no PT”, respondeu Hoffmann na ocasião, pelas redes sociais.

Ciro Nogueira

O presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira (PP-PI), fez uma cobrança a Rossi em razão do comentário feito por Hoffmann neste domingo. O PP é o partido de Arthur Lira (PP-AL), principal adversário do candidato de Maia na disputa.

"Seria bom que o candidato Baleia Rossi afastasse mais uma das inúmeras dúvidas que o cercam: existe de fato um compromisso dele em pautar um pedido de impeachment ou ele pode chamar isso claramente de mentira da Gleisi Hoffmann, presidente do PT?", tuitou.

"Ou faz uma coisa ou outra, senão vai ficar a dúvida de que pode existir um contrato de gaveta entre o PT e Baleia Rossi. Afaste essa dúvida: tome posição!", completou.

Impeachment

No sábado, foram realizadas carreatas em todas as capitais do Brasil em defesa do impeachment do presidente, da vacinação contra a Covid e da volta do auxílio emergencial.

A pauta do impeachment ganhou nova força em janeiro, principalmente por conta do novo colapso do sistema de saúde de Manaus, que registrou mortes de pacientes por falta de oxigênio. Enquanto a oposição se articula, as buscas sobre impeachment disparam no Google.

Na sexta, o Datafolha divulgou pesquisa que mostra que a rejeição a Bolsonaro disparou. Além disso, levantamento da Paraná Pesquisas aponta que a população reconhece a responsabilidade de Bolsonaro no atraso das vacinas.

https://twitter.com/gleisi/status/1353336257808650240
https://twitter.com/ciro_nogueira/status/1353362730506362882
https://twitter.com/ciro_nogueira/status/1353362732746207232