Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
21 de fevereiro de 2020, 09h46

“Bicho vai pegar”: Chefe da Força Nacional perdeu eleição no Ceará para Camilo Santana

O general Guilherme Theophilo disputou as eleições de 2018 pelo PSDB, mas conquistou apenas 11% dos votos

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

O secretário nacional de Segurança Pública e responsável pela chefia da Força Nacional, general Guilherme Theophilo, disputou as eleições de 2018 pelo governo do Ceará e foi derrotado com grande diferença por Camilo Santana (PT). O petista foi reeleito no primeiro turno com 80% dos votos, enquanto Theophilo, com o PSDB, conquistou apenas 11%.

Com a derrota, Thephilo desfiliou-se do partido tucano para assumir cargo no governo Bolsonaro, no qual é subordinado ao ministro da Justiça, Sergio Moro. Na quarta-feira (19), o ministro atendeu à solicitação de Camilo Santana e determinou o envio de efetivos da Força Nacional para o estado. O objetivo é ajudar o governador a enfrentar o motim realizado por policiais militares insatisfeitos com o reajuste acordado com o restante da categoria.

Sobre o envio dos militares ao estado, o presidente Jair Bolsonaro afirmou, em uma live pelas redes sociais, nesta quinta-feira (20) que “o bicho vai pegar” e que a situação no Ceará é de “guerra urbana”.

Nesta quarta-feira, um grupo de PMs declarou estar em greve ilegalmente. Homens encapuzados foram vistos circulando em viaturas obrigando o fechamento de comércio e forçando as pessoas a ficarem em casa.

O senador Cid Gomes (PDT-CE) foi até a cidade de Sobral tentar conter o movimento, mas acabou sendo alvejado por tiro de arma de fogo em frente a um quartel em que os oficiais estavam amotinados.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum